Aula sobre Giving An Opinion

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Antes de iniciar a atividade, contextualize o tema "_Giving an opinion"_ apresentando aos alunos a importância de expressar opiniões sobre os mais diversos assuntos em inglês, como, por exemplo: a escolha de um lugar para passear, a preferência por um tipo de música ou filme, a opinião sobre uma notícia, entre outros.

Exemplo prático: O professor pode apresentar aos alunos um vídeo em inglês de um talk show onde pessoas são convidadas a dar suas opiniões sobre diversos temas, como política, economia, meio ambiente, entre outros. Após a exibição, você pode pedir que os alunos relatem as opiniões que foram apresentadas e que tentem reproduzi-las de maneira oral.


  1. Etapa 1 -

    Em sala de aula, os alunos deverão discutir em grupos suas opiniões e argumentos sobre o tema apresentado no texto, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs: "Que bom", "Que pena", "Que tal".


  2. Etapa 2 -

    Explique as diferentes maneiras de se dar uma opinião em inglês, utilizando exemplos tanto escritos quanto orais.


  3. Etapa 3 -

    em seguida, os alunos deverão criar frases utilizando as expressões aprendidas para apoiar suas opiniões sobre o tema da atividade, seja ela em concordância ou discordância com as opiniões do grupo.


  4. Etapa 4 -

    Os alunos deverão apresentar suas opiniões oralmente em sala de aula, utilizando as frases construídas anteriormente. O professor deverá dar feedback aos alunos, corrigindo a pronúncia, a gramática e o uso das expressões.


  5. Etapa 5 -

    O professor deverá elaborar uma atividade escrita para que os alunos possam fixar as expressões aprendidas, como, por exemplo, um texto em inglês com lacunas para que os alunos preencham com as expressões corretas.


  6. Etapa 6 -

    Para finalizar, o professor poderá pedir que os alunos façam uma autoavaliação utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs, respondendo sobre o que aprenderam e o que precisam melhorar.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos;
  • Melhorar a pronúncia e a gramática em inglês;
  • Desenvolver a capacidade de expressar opiniões de forma clara e coerente.

Critérios de avaliação

  • Uso correto das expressões de opinião em inglês;
  • Claridade e coerência na exposição das opiniões;
  • Participação nas atividades individuais e em grupo.

Ações do professor

  • Elaboração do material de leitura;
  • Explicação das diferentes maneiras de expressar opiniões em inglês;
  • Correção e feedback dos alunos;
  • Elaboração de atividades escritas e orais.

Ações do aluno

  • Leitura e sublinhamento de argumentos em inglês;
  • Discussão em grupo utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Criação de frases utilizando as expressões de opinião em inglês;
  • Apresentação oral de opiniões;
  • Participação nas atividades individuais e em grupo.