Aula sobre Giving Opinions Dando Opinioes
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A habilidade de dar opiniões é crucial na comunicação em Inglês. Em situações cotidianas, como em um debate ou discussão em grupo, é importante que os estudantes saibam expressar suas opiniões de forma clara e eficaz em Inglês.
Para trabalhar essa habilidade, proporemos uma atividade baseada na metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão uma fanzine para discutir sobre temas variados e exibir suas opiniões sobre cada tema.
Etapa 1 - Apresentação e definição de opinião.
Apresente o tema e explique o conceito de opinião, assim como sua importância na comunicação em Inglês.Etapa 2 - Brainstorming.
Faça um brainstorming com a turma, listando tópicos para que os estudantes escolham para trabalhar no fanzine.Reserve tempo para os alunos definam o tópico que mais se interessam e desejam explorar em seu fanzine.
Etapa 3 - Definição de subtópicos.
Agora, os alunos irão definir os subtópicos que serão discutidos em sua fanzine.Etapa 4 - Criação do Fanzine.
Com ajuda do professor, os alunos irão produzir a fanzine em papel A4 dividido em 8 partes.Incentive os alunos a criarem ilustrações e outros recursos visuais, bem como palavras e expressões em Inglês.
Etapa 5 - Apresentação dos fanzines.
Cada grupo apresentará seu fanzine para a turma e os demais estudantes farão perguntas para que os autores possam explicar seus pontos de vista e argumentos.Etapa 6 - Avaliação.
O professor irá avaliar o fanzine produzido e a apresentação, segundo os critérios previamente definidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de expressar opiniões em Inglês de forma eficaz.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Aumentar a confiança dos estudantes na expressão oral em Inglês.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza na apresentação do tópico.
- Uso adequado de vocabulário e estruturas gramaticais.
- Criatividade e recursos visuais utilizados no fanzine.
- Habilidade em apresentar e defender argumentos.
- Participação em grupo e trabalho colaborativo.
Ações do professor
- Coordenação do brainstorming e escolha de tópicos.
- Orientação na definição de subtópicos.
- Ajuda na produção e edição do fanzine.
- Avaliação da produção e apresentação do fanzine.
- Incentivo e apoio à expressão oral em Inglês.
Ações do aluno
- Escolha do tópico e definição de subtópicos em grupo.
- Produção do fanzine, utilizando palavras e expressões em Inglês.
- Apresentação do fanzine e defesa dos pontos de vista e argumentos.
- Participação ativa nas atividades em sala de aula.