Aula sobre Giving Opinions Dando Opinioes

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A habilidade de dar opiniões é crucial na comunicação em Inglês. Em situações cotidianas, como em um debate ou discussão em grupo, é importante que os estudantes saibam expressar suas opiniões de forma clara e eficaz em Inglês.

Para trabalhar essa habilidade, proporemos uma atividade baseada na metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão uma fanzine para discutir sobre temas variados e exibir suas opiniões sobre cada tema.


  1. Etapa 1 - Apresentação e definição de opinião.

    Apresente o tema e explique o conceito de opinião, assim como sua importância na comunicação em Inglês.

  2. Etapa 2 - Brainstorming.

    Faça um brainstorming com a turma, listando tópicos para que os estudantes escolham para trabalhar no fanzine.

    Reserve tempo para os alunos definam o tópico que mais se interessam e desejam explorar em seu fanzine.


  3. Etapa 3 - Definição de subtópicos.

    Agora, os alunos irão definir os subtópicos que serão discutidos em sua fanzine.

  4. Etapa 4 - Criação do Fanzine.

    Com ajuda do professor, os alunos irão produzir a fanzine em papel A4 dividido em 8 partes.

    Incentive os alunos a criarem ilustrações e outros recursos visuais, bem como palavras e expressões em Inglês.


  5. Etapa 5 - Apresentação dos fanzines.

    Cada grupo apresentará seu fanzine para a turma e os demais estudantes farão perguntas para que os autores possam explicar seus pontos de vista e argumentos.

  6. Etapa 6 - Avaliação.

    O professor irá avaliar o fanzine produzido e a apresentação, segundo os critérios previamente definidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de expressar opiniões em Inglês de forma eficaz.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Aumentar a confiança dos estudantes na expressão oral em Inglês.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza na apresentação do tópico.
  • Uso adequado de vocabulário e estruturas gramaticais.
  • Criatividade e recursos visuais utilizados no fanzine.
  • Habilidade em apresentar e defender argumentos.
  • Participação em grupo e trabalho colaborativo.

Ações do professor

  • Coordenação do brainstorming e escolha de tópicos.
  • Orientação na definição de subtópicos.
  • Ajuda na produção e edição do fanzine.
  • Avaliação da produção e apresentação do fanzine.
  • Incentivo e apoio à expressão oral em Inglês.

Ações do aluno

  • Escolha do tópico e definição de subtópicos em grupo.
  • Produção do fanzine, utilizando palavras e expressões em Inglês.
  • Apresentação do fanzine e defesa dos pontos de vista e argumentos.
  • Participação ativa nas atividades em sala de aula.