Aula sobre Giving Opinions Dando Opinioes
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O tema desta atividade é importante para o cotidiano dos estudantes porque ele permite que eles expressem suas opiniões em situações formais e informais e será trabalhado com a metodologia ativa Design Sprint.
Ao fim desta aula, os estudantes terão a habilidade de expressar suas opiniões com clareza em Inglês.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula falando sobre o tema e instigando os alunos a pensar em situações em que precisaram expressar suas opiniões em Inglês.Para exemplificar o tema, você pode trazer notícias sobre algum assunto, pedindo para os alunos expressarem suas opiniões e, em seguida, explicarem como é possível fazer isso em inglês.
Em seguida, apresente a metodologia Design Sprint e explique que a atividade será dividida em cinco etapas. Entregue um modelo de Design Sprint para a turma preencher com as suas ideias e opiniões.
Etapa 2 - Entender
Os alunos devem registrar em seus modelos o que já sabem sobre o tema, o que precisam pesquisar e quais são as suas principais dúvidas. Professor, elabore uma lista com as dúvidas da turma e, depois, compartilhe com a turma.Etapa 3 - Esboçar
Em grupos, os alunos devem pensar em diferentes situações cotidianas em que precisam expressar suas opiniões em Inglês e criar frases e expressões para isso. Peça que cada grupo elabore um diálogo para a situação escolhida e compartilhe com a turma.Etapa 4 - Decidir
Os alunos devem escolher as melhores ideias e frases para incluir em seus modelos, levando em consideração a relevância, clareza e criatividade. O professor pode orientá-los a fazer uma votação em grupo para escolher as melhores ideias.Etapa 5 - Prototipar e testar
Os alunos devem criar um diálogo ou apresentação com suas opiniões sobre algum tema, utilizando as ideias e frases escolhidas na etapa anterior. Em seguida, devem apresentar para a turma e receber feedbacks. Professor, incentive a turma a trabalhar em grupo para realizar a apresentação.Etapa 6 - Conclusão
Oriente os alunos a preencherem as últimas etapas do modelo de Design Sprint. Em seguida, recapitule o que foi aprendido na aula e pergunte aos alunos sobre as dificuldades encontradas e o que poderia ser melhorado na metodologia Design Sprint.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de expressar opiniões em Inglês de forma clara e efetiva.
- Trabalhar em grupo para aprimorar o trabalho colaborativo e a comunicação.
- Incentivar a criatividade e a tomada de decisões.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa em todas as etapas
- Utilização de frases e expressões adequadas para expressar opiniões em Inglês.
- Clareza e efetividade na apresentação do diálogo ou apresentação.
- Utilização correta e criativa da metodologia Design Sprint.
- Melhoria contínua no modelo de Design Sprint.
Ações do professor
- Explicar com clareza a metodologia Design Sprint.
- Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos.
- Oferecer feedbacks construtivos durante todo o processo.
- Incentivar a criatividade e a tomada de decisões.
- Orientar os alunos a utilizarem as frases e expressões adequadas para expressar opiniões em Inglês.
Ações do aluno
- Participar ativamente e colaborativamente em todas as etapas.
- Pensar em situações cotidianas que exigem a expressão de opiniões em Inglês.
- Criar frases e expressões adequadas para expressar opiniões em Inglês.
- Trabalhar em grupo para aprimorar o trabalho colaborativo e a comunicação.
- Utilizar a metodologia Design Sprint de forma criativa e efetiva.