Aula sobre Giving Opinions Dando Opinioes

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema desta atividade é importante para o cotidiano dos estudantes porque ele permite que eles expressem suas opiniões em situações formais e informais e será trabalhado com a metodologia ativa Design Sprint.

Ao fim desta aula, os estudantes terão a habilidade de expressar suas opiniões com clareza em Inglês.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula falando sobre o tema e instigando os alunos a pensar em situações em que precisaram expressar suas opiniões em Inglês.

    Para exemplificar o tema, você pode trazer notícias sobre algum assunto, pedindo para os alunos expressarem suas opiniões e, em seguida, explicarem como é possível fazer isso em inglês.

    Em seguida, apresente a metodologia Design Sprint e explique que a atividade será dividida em cinco etapas. Entregue um modelo de Design Sprint para a turma preencher com as suas ideias e opiniões.


  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos devem registrar em seus modelos o que já sabem sobre o tema, o que precisam pesquisar e quais são as suas principais dúvidas. Professor, elabore uma lista com as dúvidas da turma e, depois, compartilhe com a turma.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Em grupos, os alunos devem pensar em diferentes situações cotidianas em que precisam expressar suas opiniões em Inglês e criar frases e expressões para isso. Peça que cada grupo elabore um diálogo para a situação escolhida e compartilhe com a turma.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos devem escolher as melhores ideias e frases para incluir em seus modelos, levando em consideração a relevância, clareza e criatividade. O professor pode orientá-los a fazer uma votação em grupo para escolher as melhores ideias.

  5. Etapa 5 - Prototipar e testar

    Os alunos devem criar um diálogo ou apresentação com suas opiniões sobre algum tema, utilizando as ideias e frases escolhidas na etapa anterior. Em seguida, devem apresentar para a turma e receber feedbacks. Professor, incentive a turma a trabalhar em grupo para realizar a apresentação.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Oriente os alunos a preencherem as últimas etapas do modelo de Design Sprint. Em seguida, recapitule o que foi aprendido na aula e pergunte aos alunos sobre as dificuldades encontradas e o que poderia ser melhorado na metodologia Design Sprint.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de expressar opiniões em Inglês de forma clara e efetiva.
  • Trabalhar em grupo para aprimorar o trabalho colaborativo e a comunicação.
  • Incentivar a criatividade e a tomada de decisões.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa em todas as etapas
  • Utilização de frases e expressões adequadas para expressar opiniões em Inglês.
  • Clareza e efetividade na apresentação do diálogo ou apresentação.
  • Utilização correta e criativa da metodologia Design Sprint.
  • Melhoria contínua no modelo de Design Sprint.

Ações do professor

  • Explicar com clareza a metodologia Design Sprint.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos.
  • Oferecer feedbacks construtivos durante todo o processo.
  • Incentivar a criatividade e a tomada de decisões.
  • Orientar os alunos a utilizarem as frases e expressões adequadas para expressar opiniões em Inglês.

Ações do aluno

  • Participar ativamente e colaborativamente em todas as etapas.
  • Pensar em situações cotidianas que exigem a expressão de opiniões em Inglês.
  • Criar frases e expressões adequadas para expressar opiniões em Inglês.
  • Trabalhar em grupo para aprimorar o trabalho colaborativo e a comunicação.
  • Utilizar a metodologia Design Sprint de forma criativa e efetiva.