Aula sobre Giving Opinions Dando Opinioes
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Nesta atividade, iremos trabalhar a habilidade de dar opiniões em Inglês. Essa é uma habilidade importante para a comunicação de forma eficaz em situações cotidianas, como em um debate ou discussão.
Será adotada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para facilitar a compreensão dos alunos.
Etapa 1 - Check-in
Os alunos devem fazer uma reflexão sobre sua habilidade atual de dar opiniões em Inglês e compartilhar com o grupo suas opiniões sobre a importância dessa habilidade.Etapa 2 - Introdução
Dê alguns exemplos práticos de situações em que é necessário dar opinião em Inglês, como em uma entrevista de emprego ou em um debate sobre um tema de importância global.Etapa 3 - Exposição
Exponha a estrutura básica para dar opiniões em Inglês e apresente vocabulário útil para essa habilidade. Os alunos devem anotar em seus modelos de registro de aprendizagem.Etapa 4 - Prática em pares
Os alunos serão divididos em pares e terão que discutir um tema predefinido, utilizando a estrutura básica para dar opiniões em Inglês previamente apresentada e anotada.Professor, circule pela sala para acompanhar os alunos e dê feedbacks individuais
Etapa 5 - Check-out
Todos os alunos compartilharão brevemente suas opiniões sobre a atividade realizada.Professor, dê um feedback geral sobre a aula e peça que os alunos façam uma última anotação em seus modelos de registro de aprendizagem e solicite que todos entreguem o registro.
Etapa 6 - Follow-up (após o dia da atividade)
Professor, após avaliar todos os modelos de registro de aprendizagem, devolva-os para os alunos, solicitando que eles façam uma última reflexão sobre sua habilidade de dar opiniões em Inglês e como poderiam continuar praticando essa habilidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em dar opiniões em Inglês;
- Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para tornar a atividade mais interativa e envolvente;
- Promover a prática em pares para que os alunos possam treinar a habilidade de dar opiniões em Inglês.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos para estruturar e apresentar suas opiniões em Inglês;
- Participação e envolvimento dos alunos durante a atividade;
- Aplicação de vocabulário adequado à habilidade trabalhada na atividade;
- Utilização correta da estrutura básica para dar opiniões em Inglês.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos de situações em que é necessário dar opinião em Inglês;
- Expor a estrutura básica e o vocabulário adequado para dar opiniões em Inglês;
- Circular pela sala durante a prática em pares e dar feedbacks individuais aos alunos;
- Estimular a reflexão e a participação dos alunos;
- Devolver o modelo de registro de aprendizagem para os alunos.
Ações do aluno
- Refletir sobre sua habilidade de dar opiniões em Inglês;
- Participar ativamente da atividade em pares;
- Utilizar o vocabulário adequado e a estrutura básica para dar opiniões em Inglês;
- Compartilhar suas opiniões e opiniões do colega com o grupo;
- Fazer uma última reflexão sobre sua habilidade de dar opiniões em inglês e como poderiam continuar praticando essa habilidade.