Aula sobre Giving Opinions Dando Opinioes
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Essa habilidade é muito usada em situações cotidianas, como em discussões sobre séries, filmes, livros, músicas e até mesmo em assuntos mais sérios, como política e religião.
Para trabalhar essa habilidade de uma forma envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa de Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro que envolverá perguntas e ações relacionadas ao tema, exigindo que eles pratiquem o uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Comece a aula apresentando o tema e a metodologia a ser utilizada.Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá uma folha em branco e será orientado a criar o tabuleiro do jogo, para desenvolver o tema e seus subtópicos. É importante que o tabuleiro tenha 51 casas, incluindo a casa de partida e a casa de chegada.
Professor, explique como funcionará o jogo para que os alunos possam entender e criá-lo de acordo com as regras estipuladas.
Etapa 2 - Brainstorm
Agora, com o tabuleiro criado, cada grupo deve fazer um brainstorm para definir quais perguntas e ações serão incluídas em cada casa do tabuleiro.O objetivo é estimular a criatividade dos alunos e garantir que as perguntas e ações estejam relacionadas ao tema, dando oportunidade para que eles pratiquem a habilidade de dar opiniões em Inglês.
Etapa 3 - Prática em grupos
Com o tabuleiro e as cartas prontas, os grupos devem praticar o jogo.Cada jogador deve escolher um pino e jogar o dado para avançar no tabuleiro. Quando o jogador cair em uma casa com pergunta, ele deve dar sua opinião em Inglês sobre o assunto. Quando cair em uma casa com ação, o jogador deve realizar a ação indicada.
O objetivo é exercitar a habilidade de dar opiniões e praticar a língua inglesa de forma lúdica e divertida.
Etapa 4 - Discussão em grupo
Ao final do jogo, os alunos devem discutir em grupo as opiniões dadas e as ações realizadas durante o jogo. O objetivo é estimular a reflexão e o debate sobre diferentes pontos de vista de forma respeitosa e construtiva.Etapa 5 - Produção Textual
Os alunos devem produzir um pequeno texto em Inglês sobre o tema do jogo, utilizando as opiniões dadas durante o jogo. O objetivo é estimular a produção escrita em Inglês e a consolidação do aprendizado.Etapa 6 - Socialização dos textos
Ao final, cada grupo deve socializar seus textos com a turma, praticando a habilidade de apresentação em Inglês.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de dar opiniões em Inglês;
- Praticar a língua inglesa de forma lúdica e divertida;
- Estimular o trabalho em grupo e a criatividade dos alunos;
- Estimular a reflexão e o debate sobre diferentes pontos de vista.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na elaboração do jogo;
- Uso adequado da língua inglesa durante o jogo;
- Respeito às regras do jogo e aos colegas;
- Produção de texto coerente e coeso em Inglês;
- Participação nas discussões e socialização dos textos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia a ser utilizada;
- Orientar os alunos na elaboração do jogo;
- Estimular a criatividade dos alunos;
- Observar a participação e o respeito dos alunos durante o jogo;
- Corrigir e dar feedback apropriado sobre a produção textual dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da elaboração do jogo;
- Utilizar adequadamente a língua inglesa durante o jogo;
- Respeitar as regras do jogo e os colegas;
- Produzir um texto coerente e coeso em Inglês;
- Participar das discussões e da socialização dos textos.