Aula sobre Giving Opinions Dando Opinioes

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Dar opiniões (Giving opinions) é uma habilidade muito importante na comunicação em Inglês, seja para expressar suas próprias opiniões ou para entender as opiniões dos outros.

Essa habilidade é muito usada em situações cotidianas, como em discussões sobre séries, filmes, livros, músicas e até mesmo em assuntos mais sérios, como política e religião.

Para trabalhar essa habilidade de uma forma envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa de Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro que envolverá perguntas e ações relacionadas ao tema, exigindo que eles pratiquem o uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Comece a aula apresentando o tema e a metodologia a ser utilizada.

    Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá uma folha em branco e será orientado a criar o tabuleiro do jogo, para desenvolver o tema e seus subtópicos. É importante que o tabuleiro tenha 51 casas, incluindo a casa de partida e a casa de chegada.

    Professor, explique como funcionará o jogo para que os alunos possam entender e criá-lo de acordo com as regras estipuladas.


  2. Etapa 2 - Brainstorm

    Agora, com o tabuleiro criado, cada grupo deve fazer um brainstorm para definir quais perguntas e ações serão incluídas em cada casa do tabuleiro.

    O objetivo é estimular a criatividade dos alunos e garantir que as perguntas e ações estejam relacionadas ao tema, dando oportunidade para que eles pratiquem a habilidade de dar opiniões em Inglês.


  3. Etapa 3 - Prática em grupos

    Com o tabuleiro e as cartas prontas, os grupos devem praticar o jogo.

    Cada jogador deve escolher um pino e jogar o dado para avançar no tabuleiro. Quando o jogador cair em uma casa com pergunta, ele deve dar sua opinião em Inglês sobre o assunto. Quando cair em uma casa com ação, o jogador deve realizar a ação indicada.

    O objetivo é exercitar a habilidade de dar opiniões e praticar a língua inglesa de forma lúdica e divertida.


  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Ao final do jogo, os alunos devem discutir em grupo as opiniões dadas e as ações realizadas durante o jogo. O objetivo é estimular a reflexão e o debate sobre diferentes pontos de vista de forma respeitosa e construtiva.

  5. Etapa 5 - Produção Textual

    Os alunos devem produzir um pequeno texto em Inglês sobre o tema do jogo, utilizando as opiniões dadas durante o jogo. O objetivo é estimular a produção escrita em Inglês e a consolidação do aprendizado.

  6. Etapa 6 - Socialização dos textos

    Ao final, cada grupo deve socializar seus textos com a turma, praticando a habilidade de apresentação em Inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de dar opiniões em Inglês;
  • Praticar a língua inglesa de forma lúdica e divertida;
  • Estimular o trabalho em grupo e a criatividade dos alunos;
  • Estimular a reflexão e o debate sobre diferentes pontos de vista.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na elaboração do jogo;
  • Uso adequado da língua inglesa durante o jogo;
  • Respeito às regras do jogo e aos colegas;
  • Produção de texto coerente e coeso em Inglês;
  • Participação nas discussões e socialização dos textos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia a ser utilizada;
  • Orientar os alunos na elaboração do jogo;
  • Estimular a criatividade dos alunos;
  • Observar a participação e o respeito dos alunos durante o jogo;
  • Corrigir e dar feedback apropriado sobre a produção textual dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da elaboração do jogo;
  • Utilizar adequadamente a língua inglesa durante o jogo;
  • Respeitar as regras do jogo e os colegas;
  • Produzir um texto coerente e coeso em Inglês;
  • Participar das discussões e da socialização dos textos.