Aula sobre Giving Opinions Dando Opinioes

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Giving opinions é uma habilidade importante no aprendizado de Inglês, uma vez que permite a construção de argumentos e a expressão de ideias em diferentes contextos, como em discussões em grupo, debates, reuniões e até mesmo em redes sociais.

Nesta atividade, os alunos irão aprender como expressar opiniões em Inglês de forma clara e eficaz, desenvolvendo a habilidade de argumentar e contra-argumentar em diferentes contextos.

A metodologia usada será a rotação por estações, onde os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes atividades relacionadas ao tema.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza o tema e explique o objetivo da atividade, dando exemplos de como a habilidade de dar opiniões pode ser útil no dia a dia. Apresente também as estações e como a rotação por estações funcionará.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Estação 1 - Vídeo

    Nesta estação, os alunos assistirão a um vídeo curto sobre como expressar opiniões em Inglês. O vídeo apresentará exemplos e frases úteis, além de dicas sobre como organizar as ideias. Após assistir ao vídeo, os alunos irão discutir em grupos sobre o que aprenderam e como podem aplicar essas ideias em diferentes situações.

    Estação 2 - Role Play

    Nesta estação, os alunos terão a oportunidade de praticar a habilidade de dar opiniões em um contexto simulado. Eles serão divididos em duplas e receberão um roteiro com um diálogo para interpretar. Cada aluno terá que expressar sua opinião sobre um determinado assunto e depois argumentar contra a opinião do colega.

    Professor, forneça feedback sobre a pronúncia e a gramática quando necessário.

    Estação 3 - Debate em grupo

    Nesta estação, os alunos irão se reunir em grupos maiores para discutir um tópico proposto pelo professor.

    Cada aluno terá que expor sua opinião e argumentar a favor dela. Eles também devem ouvir e responder aos argumentos dos colegas.

    Professor, acompanhe as discussões e forneça feedback sobre a fluência e organização dos argumentos.


  3. Etapa 3 - Conclusão e feedback

    Na etapa final, conduza uma discussão com a turma sobre o que eles aprenderam na atividade e como podem aplicar essas habilidades no futuro. Dê também feedback sobre o desempenho dos alunos e sugira possíveis áreas de melhoria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em expressar opiniões em Inglês de forma clara e eficaz.
  • Melhorar a capacidade dos alunos de argumentar e contra-argumentar em diferentes contextos.
  • Aumentar a confiança dos alunos em falar em público em Inglês.
  • Promover um ambiente de aprendizado interativo, onde os alunos possam praticar e receber feedback constante.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e engajamento nas atividades em grupo.
  • Uso apropriado do vocabulário em inglês ao expressar opiniões e argumentos.
  • Fluidez e clareza na pronúncia e gramática em Inglês.
  • Capacidade de ouvir e responder aos argumentos dos colegas.
  • Uso de recursos linguísticos para a eficácia da comunicação.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar as atividades propostas de forma clara e acessível.
  • Fornecer feedback constante sobre a pronúncia e gramática dos alunos.
  • Encorajar a participação ativa dos alunos nas atividades.
  • Conduzir discussões em grupo para promover a reflexão e a consolidação do aprendizado.
  • Fornecer orientação individual aos alunos que precisarem de ajuda extra.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Praticar a habilidade de expressar opiniões em Inglês de forma clara e eficaz.
  • Argumentar e contra-argumentar em diferentes contextos.
  • Ouvir e responder aos argumentos dos colegas.
  • Colaborar com o grupo para atingir os objetivos propostos.