Aula sobre Giving Opinions Dando Opinioes
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta atividade, os alunos irão aprender como expressar opiniões em Inglês de forma clara e eficaz, desenvolvendo a habilidade de argumentar e contra-argumentar em diferentes contextos.
A metodologia usada será a rotação por estações, onde os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes atividades relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Introduza o tema e explique o objetivo da atividade, dando exemplos de como a habilidade de dar opiniões pode ser útil no dia a dia. Apresente também as estações e como a rotação por estações funcionará.Etapa 2 - Rotação por estações
Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Estação 1 - Vídeo
Nesta estação, os alunos assistirão a um vídeo curto sobre como expressar opiniões em Inglês. O vídeo apresentará exemplos e frases úteis, além de dicas sobre como organizar as ideias. Após assistir ao vídeo, os alunos irão discutir em grupos sobre o que aprenderam e como podem aplicar essas ideias em diferentes situações.
Estação 2 - Role Play
Nesta estação, os alunos terão a oportunidade de praticar a habilidade de dar opiniões em um contexto simulado. Eles serão divididos em duplas e receberão um roteiro com um diálogo para interpretar. Cada aluno terá que expressar sua opinião sobre um determinado assunto e depois argumentar contra a opinião do colega.
Professor, forneça feedback sobre a pronúncia e a gramática quando necessário.
Estação 3 - Debate em grupo
Nesta estação, os alunos irão se reunir em grupos maiores para discutir um tópico proposto pelo professor.
Cada aluno terá que expor sua opinião e argumentar a favor dela. Eles também devem ouvir e responder aos argumentos dos colegas.
Professor, acompanhe as discussões e forneça feedback sobre a fluência e organização dos argumentos.
Etapa 3 - Conclusão e feedback
Na etapa final, conduza uma discussão com a turma sobre o que eles aprenderam na atividade e como podem aplicar essas habilidades no futuro. Dê também feedback sobre o desempenho dos alunos e sugira possíveis áreas de melhoria.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em expressar opiniões em Inglês de forma clara e eficaz.
- Melhorar a capacidade dos alunos de argumentar e contra-argumentar em diferentes contextos.
- Aumentar a confiança dos alunos em falar em público em Inglês.
- Promover um ambiente de aprendizado interativo, onde os alunos possam praticar e receber feedback constante.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e engajamento nas atividades em grupo.
- Uso apropriado do vocabulário em inglês ao expressar opiniões e argumentos.
- Fluidez e clareza na pronúncia e gramática em Inglês.
- Capacidade de ouvir e responder aos argumentos dos colegas.
- Uso de recursos linguísticos para a eficácia da comunicação.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar as atividades propostas de forma clara e acessível.
- Fornecer feedback constante sobre a pronúncia e gramática dos alunos.
- Encorajar a participação ativa dos alunos nas atividades.
- Conduzir discussões em grupo para promover a reflexão e a consolidação do aprendizado.
- Fornecer orientação individual aos alunos que precisarem de ajuda extra.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Praticar a habilidade de expressar opiniões em Inglês de forma clara e eficaz.
- Argumentar e contra-argumentar em diferentes contextos.
- Ouvir e responder aos argumentos dos colegas.
- Colaborar com o grupo para atingir os objetivos propostos.