Aula sobre Giving Opinions Dando Opinioes

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Giving opinions" é uma habilidade muito importante na comunicação em Inglês, pois permite expressar opiniões, argumentos e contra-argumentos de maneira clara e objetiva e pode ser aplicado em diversas situações cotidianas, como em debates, discussões em sala de aula, conversas informais, na escrita de redações, entre outros.

Nesta atividade, a metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  1. Etapa 1 - Vídeo (antes do dia da atividade)

    Disponibilize previamente um vídeo curto explicativo sobre o tema (como dar opiniões em Inglês) e oriente os aluno a assistirem e a anotarem suas dúvidas e aprendizados.

  2. Etapa 2 - Introdução (no dia da atividade)

    Introduza o tema "Giving opinions" e explique sua importância na comunicação em Inglês. Retome também as anotações trazidas pelos estudantes.

  3. Etapa 3 - Elaboração do mapa conceitual

    Forneça modelos de mapa conceitual e organize grupos de 3 a 4 pessoas para criarem o mapa com uma ideia central e 8 sub-ideias, sobre o tema “como dar opiniões em Inglês”.

  4. Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Faça a mediação da discussão sobre as conexões e relações entre as sub-ideias apresentadas, bem como a clareza das informações contidas nos mapas.

  5. Etapa 5 - Prática com opiniões

    A partir da consulta aos mapas produzidos, os alunos farão uma atividade prática em que criarão frases com opiniões sobre temas variados, como esportes, filmes, livros, música, entre outros.

    Professor, faça a correção das frases e oriente os alunos sobre o uso correto dos conectivos e de expressões de opinião em Inglês.


  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma reflexão final com os alunos sobre o que foi aprendido na aula e a importância do tema para a comunicação em Inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência na elaboração do mapa conceitual.
  • Clareza e correção gramatical nas frases elaboradas em Inglês.
  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Uso de expressões e vocabulário em Inglês adequado ao tema.

Ações do professor

  • Disponibilizar com antecedência os materiais e recursos necessários para a realização da atividade.
  • Mediar a discussão sobre as conexões e relações entre as sub-ideias do mapa conceitual.
  • Orientar e corrigir as frases elaboradas em Inglês pelos alunos.
  • Incentivar a participação de todos os alunos no debate em grupo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo com cooperação e colaboração.
  • Criar um mapa conceitual com clareza e coerência.
  • Elaborar frases em Inglês com opiniões de diferentes temas.
  • Refletir sobre o aprendizado e a importância do tema para a comunicação em Inglês.