Aula sobre Globalizacao E Os Blocos Economicos Novo Globalizacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O tema da globalização e dos blocos econômicos apresenta a economia mundial cada vez mais interligada, afetando muitas vezes a vida das pessoas. A produção de bens em diferentes países, a importação e exportação de produtos, a circulação de pessoas pelo mundo, entre outros aspectos são exemplos de como a globalização impacta o cotidiano das pessoas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente aos alunos o problema central da aula: como a globalização e os blocos econômicos afetam a vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos são divididos em grupos e devem pesquisar sobre os principais blocos econômicos mundiais, como a União Europeia, o Mercosul e a APEC. Eles devem buscar informações sobre a história, os países membros, as vantagens e desvantagens de cada bloco, entre outros aspectos relevantes.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Com base nas informações coletadas, os grupos devem gerar alternativas para o problema apresentado pelo professor. Eles podem pensar em soluções para diminuir os impactos negativos da globalização e dos blocos econômicos na vida das pessoas, por exemplo.

  4. Etapa 4 - Solução

    Cada grupo apresenta a solução que encontrou para o problema. É importante que essa solução seja baseada em argumentos sólidos e em informações concretas.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo deve criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Esse diário deve ser entregue ao professor ao final da aula.

  6. Etapa 6 - Discussão em sala de aula

    Após a apresentação das soluções pelos grupos, é importante que haja uma discussão em sala de aula. Os alunos devem debater sobre as diferentes alternativas apresentadas e avaliar qual delas é mais efetiva para resolver o problema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o trabalho dos alunos com base em critérios pré-estabelecidos. É importante que a avaliação leve em conta não apenas o resultado final, mas também o processo de pesquisa, geração de alternativas e solução.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos em relação aos impactos da globalização e dos blocos econômicos na vida das pessoas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a pesquisa e o uso de fontes confiáveis de informação.

Critérios de avaliação

  • Qualidade das informações apresentadas pelos grupos.
  • Coerência e consistência das soluções propostas.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em sala de aula.
  • Organização e clareza na apresentação dos diários de bordo.
  • Trabalho em equipe e colaboração entre os membros do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o problema central da aula e orientar os alunos na pesquisa.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em sala de aula.
  • Avaliar o trabalho dos alunos com base em critérios pré-estabelecidos.
  • Orientar os alunos na criação dos diários de bordo.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa em grupo de forma colaborativa.
  • Gerar alternativas para o problema apresentado pelo professor.
  • Criar o diário de bordo com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
  • Apresentar a solução encontrada pelo grupo.
  • Participar ativamente da discussão em sala de aula.