Aula sobre Globalizacao E Os Blocos Economicos Novo Globalizacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A globalização é um processo que ocorre a partir da integração entre países e culturas, principalmente no que diz respeito à economia. A partir desse processo, surgem os Blocos Econômicos, que são grupos de países que se unem com o objetivo de fortalecer a economia e a política. É importante entender como esses blocos atuam na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do Tema

    Apresente o tema "Globalização e os blocos econômicos" e contextualize com exemplos práticos e atuais.

    Divida a turma em grupos e explique a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos que será desenvolvida nesta aula.


  2. Etapa 2 - Definição dos Subtópicos

    Peça para que grupos definam os subtópicos que serão abordados em suas apresentações e as tarefas que cada membro do grupo deverá realizar.

    Exemplos de subtópicos: Corporações internacionais, Organizações econômicas mundiais, Mercosul, Influência na cultura, Influência no consumo, Influência na mobilidade,


  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos deverão realizar uma pesquisa sobre os subtópicos definidos, selecionando informações relevantes e organizando-as em argumentos.

    Cada grupo deve organizar sua apresentação oral e escrita, utilizando materiais simples como cartazes e folhas de papel.


  4. Etapa 4 - Produção template

    Concluindo a pesquisa os alunos deverão criar um template de avaliação por pares. Informesobre o objetivo dessa produção no momento das apresentações dos grupos.

    Disponibilize folhas de sulfite, canetas, régua para a produção do template.


  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos apresentam suas pesquisas e argumentos para a turma, utilizando o template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos demais grupos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Concluindo as apresentações, os alunos deverão socializar suas avaliações, apoiados pelo template preenchido.

    Apresente feedbacks construtivos para os grupos, a fim de aprimorar esse momento de avaliação.


  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula realizando uma análise em grupo sobre a pertinência da metodologia desenvolvida para o aprendizado do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a atuação das corporações internacionais e organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, cultura e mobilidade.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema, apresentando exemplos práticos e atualizados.
  • Orientar os alunos sobre a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos e a criação do template de avaliação por pares.
  • Acompanhar o processo de trabalho dos grupos e orientar em caso de dúvidas ou dificuldades.
  • Apresentar feedbacks construtivos para os grupos, a fim de aprimorar a qualidade das apresentações.
  • Estimular a participação de todos os alunos durante as apresentações.

Ações do aluno

  • Organizar-se em grupos e definir as tarefas de cada membro.
  • Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o tema.
  • Elaborar argumentos consistentes e coerentes para a apresentação.
  • Preparar a apresentação oral e escrita, utilizando materiais simples como cartazes e folhas de papel.
  • Avaliar o desempenho dos demais grupos, preenchendo o template de avaliação por pares.