Aula sobre Globalizacao E Os Blocos Economicos Novo Globalizacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A globalização é um processo que ocorre a partir da integração entre países e culturas, principalmente no que diz respeito à economia. A partir desse processo, surgem os Blocos Econômicos, que são grupos de países que se unem com o objetivo de fortalecer a economia e a política. É importante entender como esses blocos atuam na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o tema. Apresente o conceito de globalização e sua relação com os blocos econômicos, utilizando exemplos práticos do cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e oriente-os a construir um template de avaliação por pares.

    Estimule a criatividade e a colaboração entre os alunos na construção de um template de avaliação por pares.


  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos deverão ser orientados a pesquisar a respeito do impacto da globalização associada aos blocos econômicos no cotidiano das pessoas.

  4. Etapa 4 - Construção de argumentos

    Concluída a pesquisa, oriente os grupos a construírem argumentos consistentes, com análise crítica sobre a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos argumentos

    Promova um debate onde os grupos deverão apresentar seus argumentos a partir da pesquisa realizada em relação ao tema proposto.

    Oriente os alunos a utilizarem o template para que cada grupo avalie a apresentação dos colegas, considerando as argumentações apresentadas.


  6. Etapa 6 - Feedback

    Forneça um feedback sobre o desempenho da turma, se possível, utilize a lousa ou flip-chart para destacar os pontos relevantes abordados no debate.

  7. Etapa 7 - Autoavaliação

    Encerre essa aula solicitando que os alunos façam uma autoavaliação do próprio desempenho no trabalho em grupo e nas apresentações em debate.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na construção de um template de avaliação por pares.
  • Promover a reflexão sobre o papel dos blocos econômicos na globalização e suas consequências para o desenvolvimento econômico e social dos países.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: quanto à divisão de tarefas e coordenação entre os membros.
  • Construção dos argumentos: qualidade e clareza dos argumentos apresentados.
  • Apresentação e comunicação: habilidade de comunicação oral e visual dos alunos.
  • Desempenho geral: avaliação geral do trabalho realizado pelo grupo.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema apresentando o conceito de globalização e sua relação com os blocos econômicos, utilizando exemplos práticos do cotidiano dos alunos.
  • Orientar na construção do template de avaliação por pares, explicando os critérios de avaliação e auxiliar os alunos na elaboração do modelo.
  • Mediar o debate em grupo estimulando a participação de todos os alunos no debate sobre os temas propostos.
  • Dar feedback sobre o desempenho de cada aluno no trabalho em grupo.
  • Estimular a reflexão crítica, incentivando os alunos a refletirem sobre a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

Ações do aluno

  • Colaboração na construção do template de avaliação por pares: trabalhar em grupo para criar um modelo de avaliação que contemple os critérios estabelecidos pelo professor.
  • Participação ativa no debate em grupo: apresentar argumentos e ouvir as opiniões dos colegas.
  • Reflexão crítica sobre o tema: analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
  • Comunicação clara e objetiva: apresentar os argumentos de forma clara e objetiva, utilizando recursos visuais quando necessário.
  • Autoavaliação: avaliar o próprio desempenho no trabalho em grupo, considerando os critérios estabelecidos pelo professor.