Aula sobre Globalizacao Novo Globalizacao Vantagens E Desvantagens
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A globalização é um tema muito importante na atualidade, pois é um processo que afeta a todos nós. É um fenômeno que se refere à integração econômica, política e cultural do mundo. É importante que os estudantes compreendam as vantagens e desvantagens desse processo e como ele afeta a vida de cada um.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique o que é a globalização e como ela afeta a vida das pessoas.Etapa 2 - Formação dos Grupos
A turma deverá ser dividida em grupos de 4 a 5 alunos e cada grupo escolherá um líder.Etapa 3 - Definição dos Subtópicos
Cada grupo irá escolher um subtópico relacionado à globalização, como por exemplo: impacto na economia, na cultura, no meio ambiente, entre outros.Etapa 4 - Pesquisa
Os grupos deverão pesquisar sobre o subtópico escolhido e elaborar um texto de até 2 páginas sobre as vantagens e desvantagens da globalização nesse aspecto.O texto pode ser escrito a mão pelos alunos, caso não haja recursos para impressão.
Etapa 5 - Criação do Template de Avaliação por Pares
Oriente os grupos a criarem um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos outros grupos na apresentação.O template de avaliação por pares pode ser feito em folhas de caderno ou sulfite.
Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar o seu texto para a turma e será avaliado pelos outros grupos utilizando o template de avaliação por pares criado na etapa anterior.Auxilie os grupos na utilização do template.
Etapa 7 - Conclusão
Realize uma conclusão sobre o tema da aula e recolha a produção textual dos alunos, como também, o template de avaliação por pares.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a globalização;
- Estimular o trabalho em equipe e a cooperação entre os estudantes;
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e comunicação;
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Orientar a escolha dos subtópicos;
- Auxiliar os grupos na pesquisa e elaboração do texto;
- Orientar a criação do template de avaliação por pares;
- Orientar a apresentação dos grupos;
- Fazer uma conclusão sobre o tema da aula.
Ações do aluno
- Ouvir e fazer anotações na introdução;
- Escolher o líder do grupo;
- Pesquisar e elaborar o texto;
- Criar o template de avaliação por pares;
- Apresentar e avaliar os outros grupos;