Aula sobre Globalizacao Novo Globalizacao Vantagens E Desvantagens

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A globalização é um processo que vem ocorrendo desde o final do século XX, e que tem como principal característica a integração mundial, seja ela econômica, política ou cultural. Esse processo tem vantagens e desvantagens, e é importante que os alunos compreendam as diferentes interpretações sobre ele.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema para os alunos, definindo o que é globalização. Explique a importância da globalização para o mundo atual. Para exemplificar o tema:

    \- Vantagens da globalização: Acesso a produtos e serviços de outras partes do mundo, abertura de novos mercados, aumento da competição, maior intercâmbio cultural;

    \- Desvantagens da globalização: Aumento da desigualdade social, exploração de mão de obra barata em países subdesenvolvidos, homogeneização cultural, perda de identidade cultural.

    Com a conclusão da pesquisa, peça para os grupos se organizarem, construindo os argumentos que serão utilizados no debate. Oriente-os a construírem argumentos consistentes, bem fundamentados.


  2. Etapa 2 - Divisão em Grupos

    Organize os alunos em grupos para debaterem sobre as vantagens e desvantagens da globalização.

  3. Etapa 3 - Modelo de Debate Crítico

    Oriente os alunos de que a metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual busca explorar as habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e conscientes do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.

  4. Etapa 4 - Template de Avaliação por Rubrica

    Auxilie os alunos na criação do template de avaliação por rubrica. Para a produção do template disponibilize cartolina, canetas entre outros materiais necessários.

  5. Etapa 5 - Pesquisa

    Oriente osgrupos a realizarem umapesquisa sobre as vantagens e desvantagens da globalização.

  6. Etapa 6 - Debate

    Os alunos devem debater em grupo sobre as vantagens e desvantagens da globalização. Durante o debate os grupos deverão preencher o template de avaliação por rubricas, analisando a participação dos colegas no debate. Medie a discussão.

  7. Etapa 7 - Sistematização

    Terminando o debate, faça uma uma síntese dos argumentos apresentados, destacandoas principais ideias discutidas. Utilize a lousa ou flip-chart se possível.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça um fechamento com uma roda de conversa, questionando-os a respeito da experiência em avaliar os colegas e o quanto esta metodologia foi importante para a compreensão do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar as vantagens e desvantagens da globalização;
  • Compreender a integração mundial (econômica, política e cultural);
  • Comparar diferentes interpretações sobre a globalização e mundialização.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema;
  • Participação no debate;
  • Argumentação coerente;
  • Respeito às opiniões dos colegas;
  • Utilização de exemplos práticos.

Ações do professor

  • Contextualização: Apresentar o tema e definir o que é globalização;
  • Divisão em grupos: Organizar os alunos em grupos para debaterem sobre as vantagens e desvantagens da globalização;
  • Modelo de Debate Crítico: Explicar aos alunos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será utilizada na aula;
  • Template de Avaliação por Rubrica: Auxiliar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica;
  • Mediação do Debate: Mediar o debate entre os grupos, garantindo que todos tenham a oportunidade de expressar suas opiniões e argumentos.

Ações do aluno

  • Organização em Grupos: Organizar-se em grupos para debaterem sobre as vantagens e desvantagens da globalização;
  • Criação do Template de Avaliação por Rubrica: Criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos;
  • Participação no Debate: Participar ativamente do debate, apresentando argumentos coerentes e respeitando as opiniões dos colegas;
  • Utilização de Exemplos Práticos: Utilizar exemplos práticos para ilustrar os argumentos apresentados;
  • Autoavaliação: Avaliar o próprio desempenho na atividade, utilizando o template de avaliação por rubrica criado em grupo.