Aula sobre Globalizacao Novo Globalizacao Vantagens E Desvantagens
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A globalização é um processo que vem ocorrendo desde o final do século XX, e que tem como principal característica a integração mundial, seja ela econômica, política ou cultural. Esse processo tem vantagens e desvantagens, e é importante que os alunos compreendam as diferentes interpretações sobre ele.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema aos alunos e em seguida, informe-os de que será utilizada a metodologia ativa - Sala de aula invertida, explique que essa metodologia propõe um aprendizado em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material é disponibilizado previamente.Etapa 2 - Tarefa de casa
Disponibilize ou envie um texto ou vídeo para os alunos sobre o tema "Globalização: vantagens e desvantagens", para que eles possam se preparar para a próxima aula.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Na aula, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos:“Que bom, "Que pena", "Que tal". Essa ferramenta deve ser utilizada para avaliar a atividade.Etapa 4 - Debate em grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos para discutir as vantagens e desvantagens da globalização, utilizando os exemplos práticos como:A globalização econômica, que permite a circulação de mercadorias e serviços entre diferentes países, mas que também pode gerar desigualdades sociais e econômicas;
A globalização cultural, que possibilita a troca de informações e conhecimentos entre diferentes culturas, mas que também pode gerar a perda de identidade cultural.
Etapa 5 - Apresentação dos grupos
Cada grupo deve apresentar as suas conclusões sobre as vantagens e desvantagens da globalização.Etapa 6 - Discussão em sala
Medie uma discussão em sala de aula, levando em consideração as diferentes interpretações sobre o tema.Etapa 7 - Registro individual
Cada aluno deve registrar em seu template de Dinâmica dos 3 Qs as suas reflexões sobre a atividade.Etapa 8 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos no debate em grupo, na apresentação e na discussão em sala, levando em consideração a participação no debate, a qualidade das apresentações e a participação na discussão em sala.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise de fatos e situações para compreender a integração mundial.
- Estimular a reflexão crítica sobre as diferentes interpretações da globalização.
- Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação no debate em grupo.
- Qualidade da apresentação.
- Participação na discussão em sala.
Ações do professor
- Enviar o texto ou vídeo para os alunos se prepararem para a aula.
- Mediar a discussão em grupo e em sala.
- Avaliar a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Preparar-se para a aula através do material enviado pelo professor.
- Participar do debate em grupo.
- Registrar suas reflexões no template de Dinâmica dos 3 Qs.