Golpe civil-militar de 1964

Eventualmente, em nosso país, fala-se muito sobre o golpe civil-militar de 1964, que foi o período em que o Brasil foi governado por uma ditadura militar. Você sabe como se deu esse processo? Vamos aprender juntos nessa aula de História.


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Quem foi o presidente deposto pelo Golpe militar em 1964 e que propôs as chamadas “Reformas de Base”?

    A) Castello Branco.

    B) João Goulart.

    C) Luiz Inácio Lula da Silva.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Cultura Maker:

    O Golpe Civil-Militar de 1964 marcou um período obscuro na história brasileira que se estendeu por 21 anos. Durante esse tempo, houve censura, perseguição política, tortura e morte de opositores ao regime. É fundamental que os alunos compreendam o contexto histórico que levou ao golpe e as consequências sociais desse período na história do Brasil. A aula contará com a criação de uma fanzine.
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  4. 4. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    O Golpe civil-militar de 1964 foi um período obscuro da história do Brasil que durou 21 anos. Durante esse período, o país foi governado por militares que reprimiram a oposição política, a imprensa e a sociedade civil. A censura foi imposta, a tortura foi utilizada como método de interrogatório e muitas pessoas foram presas e mortas. É importante que os alunos compreendam o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutam a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.
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  5. 5. Gamificação:

    O Golpe Civil-Militar de 1964 foi um período sombrio da história brasileira, que durou 21 anos. Durante esse período, o país foi governado por militares, que reprimiram a oposição política e violaram os direitos humanos. É importante que os alunos compreendam esse período para entender a história do Brasil e refletir sobre a importância da democracia e dos direitos humanos. A aula estimulará o estudo e a compreensão do tema por meio da criação de jogos.
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  6. 6. Aprendizagem Entre Pares:

    O Golpe Civil-Militar de 1964 é um tema importante da história do Brasil e ainda é muito presente na sociedade atual. É fundamental que os estudantes compreendam o que aconteceu na época e como isso afetou a vida das pessoas. Para isso, a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema. É importante que os estudantes entendam que o golpe de 1964 não é um tema distante e sem importância, mas sim um acontecimento que influenciou a história do país e que ainda tem reflexos na sociedade atual.
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  7. 7. Rotação por estações:

    O Golpe Civil-Militar de 1964 foi um dos momentos mais sombrios da história brasileira, que trouxe consequências políticas, sociais e econômicas para o país. É importante que os estudantes compreendam o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutam a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos. O objetivo desta aula é que os alunos identifiquem e compreendam esse processo, a partir de uma metodologia ativa de rotação por estações. Para isso, serão divididos em três grupos, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema.
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  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    O Golpe Civil-Militar de 1964 marcou um período sombrio na história brasileira, com graves consequências para a sociedade e a democracia ao longo de 21 anos. É fundamental que os estudantes compreendam os acontecimentos desse período, os motivos que levaram ao golpe e suas consequências para o país. Exemplos práticos, como a censura à imprensa, perseguição política e violação dos direitos humanos, podem ser apresentados. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”, para avaliar e aprofundar o tema e seus subtópicos.
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