Aula sobre Golpe Civil Militar De 1964

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O Golpe Civil-Militar de 1964 é um tema importante da história do Brasil e ainda é muito presente na sociedade atual. É fundamental que os estudantes compreendam o que aconteceu na época e como isso afetou a vida das pessoas. Para isso, a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema. É importante que os estudantes entendam que o golpe de 1964 não é um tema distante e sem importância, mas sim um acontecimento que influenciou a história do país e que ainda tem reflexos na sociedade atual.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é o Golpe Civil-Militar de 1964 e contextualizando o tema para os estudantes. Utilize recursos audiovisuais, como vídeos, imagens e música para chamar a atenção dos alunos e tornar a aula mais dinâmica.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em duplas ou trios e deverão criar um mapa conceitual sobre o tema. O mapa deve ter uma ideia central e oito sub-ideias, com dois níveis de profundidade. Explique aos alunos como criar um mapa conceitual e dar exemplos práticos de como isso pode ser feito.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Após a criação dos mapas conceituais, os alunos devem se reunir em grupos para discutir as ideias e sub-ideias criadas. Oriente os alunos a discutir as semelhanças e diferenças entre os mapas criados e a debater as ideias apresentadas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e promover a discussão entre os grupos.

  5. Etapa 5 - Debate sobre a ditadura civil-militar

    Após a apresentação dos mapas conceituais, o promova um debate sobre a ditadura civil-militar no Brasil. Os alunos devem discutir as consequências do golpe de 1964 na sociedade brasileira e como isso afetou a vida das pessoas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Oriente os alunos a refletirem sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas. Os alunos devem pensar em exemplos práticos de como a ditadura civil-militar afetou a sociedade brasileira e como isso ainda é presente na sociedade atual.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem a pesquisar sobre o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil.
  • Discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade e profundidade das ideias apresentadas nos mapas conceituais.
  • Participação dos alunos no debate sobre a ditadura civil-militar.
  • Reflexão dos alunos sobre o que aprenderam na aula.
  • Participação dos alunos em todas as etapas da aula.

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação dos alunos no debate sobre a ditadura civil-militar.
  • Incentivar a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam na aula.
  • Encorajar a colaboração e o trabalho em grupo entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual.
  • Colaborar com os colegas de grupo na criação do mapa conceitual.
  • Participar do debate sobre a ditadura civil-militar.
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula.
  • Participar de todas as etapas da aula.