Aula sobre Golpe Civil Militar De 1964
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O Golpe Civil-Militar de 1964 marcou um período obscuro na história brasileira que se estendeu por 21 anos. Durante esse tempo, houve censura, perseguição política, tortura e morte de opositores ao regime. É fundamental que os alunos compreendam o contexto histórico que levou ao golpe e as consequências sociais desse período na história do Brasil. A aula contará com a criação de uma fanzine.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma breve explicação sobre o Golpe Civil-Militar de 1964 e suas consequências para a sociedade brasileira. Em seguida, apresente a metodologia ativa Cultura Maker e explique que os estudantes farão uma fanzine sobre o tema.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique que cada grupo será responsável por criar um subtópico da fanzine.Etapa 3 - Definição dos subtópicos
Apresente os subtópicos que serão abordados na fanzine e oriente os grupos na escolha de um subtópico para cada parte da fanzine. Os subtópicos podem ser as causas do Golpe Civil-Militar, os principais líderes políticos e militares, as consequências, as resistências e a importância da memória e da justiça no processo de reconciliação nacional.Etapa 4 - Pesquisa e produção de conteúdo
Os grupos devem pesquisar e produzir o conteúdo para a parte da fanzine que lhes foi designada.Etapa 5 - Criação da fanzine
Os grupos devem criar a parte da fanzine que lhes foi designada, utilizando papel A4 dividido em 8 partes. Também podem ser utilizadas revistas, fotos e desenhos para descorar a fanzine.Etapa 6 - Montagem da fanzine
Os grupos devem montar a fanzine, juntando as partes criadas por cada grupo.Etapa 7 - Apresentação da fanzine
Os grupos devem apresentar a fanzine para a turma, explicando o conteúdo produzido e os subtópicos abordados.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender o contexto histórico que levou ao Golpe Civil-Militar de 1964.
- Desenvolver habilidades de criação e produção de conteúdo.
- Refletir sobre a importância da memória e da justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e pesquisa.
- Estimular a criatividade e a produção de conteúdo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na apresentação da fanzine.
- Habilidade de comunicação e apresentação.
- Compreensão do contexto histórico do Golpe Civil-Militar de 1964.
- Participação ativa na criação da fanzine.
- Habilidade de trabalho em equipe.
Ações do professor
- Estimular a reflexão sobre o tema da aula.
- Apresentar a metodologia ativa Cultura Maker.
- Explicar o tema da aula e suas consequências.
- Orientar os alunos na criação da fanzine.
- Estimular a criatividade e a produção de conteúdo.
Ações do aluno
- Apresentar a fanzine para a turma.
- Refletir sobre o tema da aula e suas consequências.
- Participar ativamente da criação da fanzine.
- Pesquisar e produzir conteúdo sobre o tema.
- Colaborar com os colegas na criação da fanzine.