Aula sobre Golpe Civil Militar De 1964

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O Golpe Civil-Militar de 1964 marcou um período obscuro na história brasileira que se estendeu por 21 anos. Durante esse tempo, houve censura, perseguição política, tortura e morte de opositores ao regime. É fundamental que os alunos compreendam o contexto histórico que levou ao golpe e as consequências sociais desse período na história do Brasil. A aula contará com a criação de uma fanzine.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve explicação sobre o Golpe Civil-Militar de 1964 e suas consequências para a sociedade brasileira. Em seguida, apresente a metodologia ativa Cultura Maker e explique que os estudantes farão uma fanzine sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique que cada grupo será responsável por criar um subtópico da fanzine.

  3. Etapa 3 - Definição dos subtópicos

    Apresente os subtópicos que serão abordados na fanzine e oriente os grupos na escolha de um subtópico para cada parte da fanzine. Os subtópicos podem ser as causas do Golpe Civil-Militar, os principais líderes políticos e militares, as consequências, as resistências e a importância da memória e da justiça no processo de reconciliação nacional.

  4. Etapa 4 - Pesquisa e produção de conteúdo

    Os grupos devem pesquisar e produzir o conteúdo para a parte da fanzine que lhes foi designada.

  5. Etapa 5 - Criação da fanzine

    Os grupos devem criar a parte da fanzine que lhes foi designada, utilizando papel A4 dividido em 8 partes. Também podem ser utilizadas revistas, fotos e desenhos para descorar a fanzine.

  6. Etapa 6 - Montagem da fanzine

    Os grupos devem montar a fanzine, juntando as partes criadas por cada grupo.

  7. Etapa 7 - Apresentação da fanzine

    Os grupos devem apresentar a fanzine para a turma, explicando o conteúdo produzido e os subtópicos abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o contexto histórico que levou ao Golpe Civil-Militar de 1964.
  • Desenvolver habilidades de criação e produção de conteúdo.
  • Refletir sobre a importância da memória e da justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e pesquisa.
  • Estimular a criatividade e a produção de conteúdo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na apresentação da fanzine.
  • Habilidade de comunicação e apresentação.
  • Compreensão do contexto histórico do Golpe Civil-Militar de 1964.
  • Participação ativa na criação da fanzine.
  • Habilidade de trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Estimular a reflexão sobre o tema da aula.
  • Apresentar a metodologia ativa Cultura Maker.
  • Explicar o tema da aula e suas consequências.
  • Orientar os alunos na criação da fanzine.
  • Estimular a criatividade e a produção de conteúdo.

Ações do aluno

  • Apresentar a fanzine para a turma.
  • Refletir sobre o tema da aula e suas consequências.
  • Participar ativamente da criação da fanzine.
  • Pesquisar e produzir conteúdo sobre o tema.
  • Colaborar com os colegas na criação da fanzine.