Aula sobre Golpe Civil Militar De 1964

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Golpe Civil-Militar de 1964 marcou um período sombrio na história brasileira, com graves consequências para a sociedade e a democracia ao longo de 21 anos. É fundamental que os estudantes compreendam os acontecimentos desse período, os motivos que levaram ao golpe e suas consequências para o país. Exemplos práticos, como a censura à imprensa, perseguição política e violação dos direitos humanos, podem ser apresentados. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”, para avaliar e aprofundar o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e a metodologia que será utilizada na aula, explicando como os alunos devem criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Disponibilize um texto ou um vídeo para os estudantes estudarem em casa sobre o Golpe Civil-Militar de 1964.

  3. Etapa 3 - Criação de template

    Os alunos devem criar o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento de template

    Os alunos devem compartilhar seus templates com a turma, apresentando o que descobriram sobre o tema e suas opiniões sobre o assunto.

  5. Etapa 5 - - Discussão em grupo

    Medie uma discussão em grupo, em que os alunos possam debater sobre o Golpe Civil-Militar de 1964, suas causas e consequências, bem como sobre a importância de discutir questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.

  6. Etapa 6 - Avaliação dos templates

    Os alunos devem avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula, retomando os principais pontos discutidos e fazendo uma reflexão sobre a importância de discutir temas como o Golpe Civil-Militar de 1964.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil.
  • Discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar fontes confiáveis.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das fontes pesquisadas.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia utilizada na aula.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Fazer uma reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o Golpe Civil-Militar de 1964.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.