Aula sobre Grafico De Funcao Do 1 Grau

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O gráfico de função do 1° grau é uma ferramenta importante para entendermos a relação entre duas variáveis. Ele é utilizado em diversas áreas, como na economia, na física e na engenharia. Por exemplo, podemos utilizar o gráfico de função do 1° grau para entender a relação entre a quantidade de produtos vendidos e o lucro de uma empresa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do gráfico de função do 1° grau. Peça aos alunos para compartilharem o que sabem sobre o tema, de forma que você possa diagnosticar o nível de conhecimento da turma sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Entender

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo deverá pesquisar e discutir sobre o que é uma função do 1° grau, como ela é representada graficamente e quais são suas características. Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo deverá criar um esboço de um gráfico de função do 1° grau, utilizando uma situação real do cotidiano. Incentive a criatividade dos alunos e auxilie-os na elaboração dos esboços.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo deverá escolher um dos esboços criados e justificar a escolha. Estimule a argumentação dos alunos, auxiliando-os na tomada de decisão.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Cada grupo deverá criar um gráfico de função do 1° grau utilizando o esboço escolhido na etapa anterior. Procure apoiá-los na utilização das ferramentas necessárias para a criação dos gráficos.

  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo deverá apresentar o gráfico criado e explicar a relação entre as variáveis representadas. Questione os alunos, faça perguntas e incentive a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância do gráfico de função do 1° grau. Aproveite para conduzir uma discussão sobre como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
  • Estimular a criatividade e a argumentação dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e tomar decisões em conjunto.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
  • Qualidade do esboço e do gráfico criado.
  • Coerência entre as variáveis representadas no gráfico e na situação real escolhida.

Ações do professor

  • Auxiliar os alunos na pesquisa e na compreensão do tema.
  • Incentivar a criatividade e a argumentação dos alunos.
  • Auxiliar os alunos na utilização das ferramentas necessárias para a criação dos gráficos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir sobre o tema.
  • Criar um esboço de um gráfico de função do 1° grau.
  • Criar um gráfico de função do 1° grau utilizando o esboço escolhido.
  • Apresentar o gráfico criado e explicar a relação entre as variáveis representadas.
  • Participar ativamente das atividades e discussões, inclusive sobre as aplicações do Design Sprint.