Aula sobre Grafico De Funcao Do 1 Grau

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O gráfico de função do 1° grau é uma ferramenta importante para entender a relação entre duas variáveis. Ele pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em gráficos de temperatura ao longo do dia, gráficos de velocidade em um percurso, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância do gráfico de função do 1° grau. Estimule os alunos a compartilharem o que sabem sobre o assunto, de maneira que possa diagnosticar o nível de conhecimento da turma. Aproveite também para explicar como a metodologia Design Thinking será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, com os seguintes campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza gráfico de função do 1° grau em sua rotina e preencher cada campo com informações relevantes. É possível utilizar como exemplo um administrador de uma fábrica de peças automotivas que precisa estimar seu custo de produção, sabendo que existe um custo fixo, além do custo variável por peça produzida.

  3. Etapa 3 - Identificação dos pontos-chave

    Os alunos irão identificar os pontos-chave do mapa de empatia, que irão ajudá-los a entender as necessidades e desejos do público-alvo que utiliza o gráfico de função do 1° grau.

  4. Etapa 4 - Criação da equação linear

    Com base nos pontos-chave identificados na etapa anterior, os alunos irão criar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas que represente a relação entre as variáveis. Peça para os alunos realizarem esta atividade em duplas.

  5. Etapa 5 - Criação do gráfico de função do 1° grau

    Em suas duplas, peça para os alunos criarem o gráfico de função do 1° grau utilizando a equação linear criada na etapa anterior. Eles irão identificar a inclinação da reta e o ponto de intersecção com o eixo y. Circule pela sala e tire as dúvidas dos alunos.

  6. Etapa 6 - Análise do gráfico e discussão em grupo

    Os alunos irão analisar o gráfico criado e identificar as informações que ele fornece sobre a relação entre as variáveis. Aproveite este momento para promover uma discussão sobre as informações obtidas a partir do gráfico, destacando as possibilidades de aplicação delas em situações do cotidiano.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os conceitos aprendidos e destacando a importância das frações de um inteiro no cotidiano. Colete feedback dos alunos sobre como a metodologia os ajudou a entender o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos de criar um mapa de empatia completo e bem estruturado.
  • Qualidade da equação linear criada pelos alunos.
  • Precisão na criação do gráfico de função do 1° grau.
  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Capacidade dos alunos de aplicar as informações obtidas a partir do gráfico em situações do cotidiano.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Auxiliar os alunos na criação da equação linear e do gráfico de função do 1° grau.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia completo e bem estruturado.
  • Criar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas que represente a relação entre as variáveis.
  • Criar o gráfico de função do 1° grau utilizando a equação linear criada.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Aplicar as informações obtidas a partir do gráfico em situações do cotidiano.