Aula sobre Grafico De Funcao Do 1 Grau

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O gráfico de função do 1° grau é uma ferramenta importante para a compreensão de diversas situações do cotidiano, como, por exemplo, o cálculo de gastos em uma viagem, a análise de crescimento de uma empresa, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre gráfico da função do 1° grau e quais são as principais dificuldades que eles têm em relação ao assunto. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Contextualize o tema e apresente exemplos práticos de como o gráfico de função do 1° grau pode ser encontrada ou aplicada no cotidiano dos estudantes.

  3. Etapa 3 - Teoria

    Apresente a teoria sobre o gráfico de função do 1° grau, explicando como associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano. Questione os alunos de maneira que eles participem da construção do raciocínio teórico. Peça para fazerem anotações sobre o que estão aprendendo no registro de aprendizagem e aproveite para tirar as dúvidas deles.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre o tema, como, por exemplo, o cálculo de gastos em uma viagem, a análise de crescimento de uma empresa, entre outros. Estimule os alunos a compartilharem outros exemplos também.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos para poderem criar situações-problema envolvendo o gráfico de função do 1° grau. Cada grupo irá apresentar sua situação-problema para a turma e os demais grupos irão resolver o problema e apresentar a solução utilizando o gráfico de função do 1° grau.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre as situações-problema apresentadas pelos alunos, destacando as soluções encontradas e as dificuldades enfrentadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão e Check-out

    Faça uma conclusão sobre o tema, destacando a importância do gráfico de função do 1° grau no cotidiano e como ele pode ser utilizado para solucionar problemas. Por fim, peça aos alunos para preencherem o campo de Check-out no modelo de registro de aprendizagem, destacando o que aprenderam na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de situações-problema envolvendo o gráfico de função do 1° grau.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na resolução das situações-problema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos no preenchimento do modelo de registro de aprendizagem.
  • Resolução correta das situações-problema apresentadas pelos grupos.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo sobre as situações-problema apresentadas.

Ações do professor

  • Apresentar a teoria sobre o gráfico de função do 1° grau e do modelo de registro de aprendizagem.
  • Conduzir a atividade em grupo e sanar as dúvidas dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Preencher o modelo de registro de aprendizagem.
  • Criar situações-problema envolvendo o gráfico de função do 1° grau.
  • Resolver as situações-problema apresentadas pelos demais grupos.
  • Participar colaborativamente das atividades e discussões.