Aula sobre Grafico De Funcao Do 1 Grau

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O gráfico de função do 1° grau é uma ferramenta importante para entendermos a relação entre duas variáveis. Ele é muito utilizado em diversas áreas, como na economia, na física e na engenharia. Por exemplo, podemos utilizar o gráfico de função do 1° grau para entender a relação entre a quantidade de produtos vendidos e o lucro de uma empresa. O objetivo aqui é utilizar a metodologia ativa Gamificação para que os alunos criem um jogo de tabuleiro que irá ajudá-los a compreender melhor o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância do gráfico de função do 1° grau.Peça aos alunos para compartilharem o que sabem sobre o tema, de forma que te ajude a entender o nível de conhecimento deles sobre o conteúdo. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos para poderem criar um jogo de tabuleiro sobre o tema. O tabuleiro deve conter 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. O objetivo do jogo será chegar ao final do tabuleiro, respondendo corretamente às perguntas e realizando as ações propostas. Oriente os grupos a criarem o mapa de registro do jogo, contendo os seguintes campos: nome o objetivo do jogo, níveis, regras e recompensas, informações para o usuário final e motivos pelos quais o jogo é engajador e, consequentemente, um sucesso.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma. Eles deverão explicar as regras, as perguntas e as ações do jogo. Aproveite para acompanhar os alunos e tirar suas dúvidas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, a turma irá discutir sobre as perguntas e as ações propostas pelos grupos. Medie a discussão e pergunte aos grupos sobre seus aprendizados sobre o tema e também sobre os desafios que enfrentaram na criação dele.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Compartilhe exemplos práticos sobre o tema, utilizando o gráfico de função do 1° grau. Peça aos alunos para identificarem a relação entre as variáveis e desenhar o gráfico. Pergunte se alguém faria diferente e, se sim, peça para registrar a nova forma de resolver. Corrija coletivamente e aproveite para reforçar alguns conceitos.

  6. Etapa 6 - Aplicação do conhecimento

    Compartilhe uma lista de exercícios com os alunos para eles praticarem o conhecimento adquirido na aula, resolvendo exercícios sobre o tema. A resolução da lista deve ser individual e, caso não consigam finalizar em sala, os alunos deverão finalizar em casa.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma conclusão sobre a importância do gráfico da função do 1° grau e como ele está presente em situações cotidiano. Retome os principais pontos da atividade, principalmente o objetivo de aprendizagem estabelecido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Proporcionar uma aula mais dinâmica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo de tabuleiro e do mapa de registro.
  • Resolução correta dos exercícios propostos.
  • Participação nas discussões em grupo.
  • Compreensão do gráfico de função do 1° grau.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada na aula.
  • Mediar as discussões em grupo e sanar as dúvidas dos alunos.
  • Resolver exemplos práticos com os alunos e disponibilizar a lista de exercícios.
  • Fazer uma revisão sobre o tema no encerramento da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo de tabuleiro e do mapa de registro.
  • Identificar a relação entre as variáveis nos exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Resolver corretamente os exercícios propostos.
  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas.