Aula sobre Grafico De Funcao Do 1 Grau
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O gráfico de função do 1° grau é uma ferramenta importante para entendermos a relação entre duas variáveis. Ele é utilizado em diversas áreas, como na economia, na física e na engenharia. O objetivo aqui é aprender a associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
Etapa 1 - Atividade prévia
Peça aos alunos para responderem a um questionário online sobre o tema da aula, de maneira que possa avaliar o conhecimento prévio da turma. Caso não seja possível usar o questionário de maneira online, imprima o questionário e compartilhe previamente com os estudantes.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância do gráfico de função do 1° grau. Em seguida, assista a um vídeo explicativo sobre o assunto com os alunos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos e peça para eles discutirem o vídeo e as respostas que deram às perguntas do questionário do estudo prévio. Em seguida, cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 4 - Resolução de problemas
Compartilhe uma lista de problemas sobre gráfico de função do 1° grau e peça para os alunos resolverem em seus respectivos grupos. Auxilie os alunos durante a atividade, sanando suas dúvidas.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Organize um momento para que cada grupo possa resolver um dos problemas no quadro, registrando os cálculos e explicando como chegaram aos resultados. Aproveite para tirar dúvidas e fortalecer definições sobre o assunto.Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique a Dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça aos grupos para criarem um modelo para preenchimento, contendo os seguintes campos: Que bom, Que pena, Que tal. Cada grupo deverá apresentar seu modelo para a turma e explicar como ele pode ser utilizado para avaliar a atividade. Estimule todos os membros do grupo a participar.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância do gráfico de função do 1° grau.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
- Estimular a resolução de problemas utilizando a metodologia ativa.
- Desenvolver a habilidade de avaliação dos alunos sobre a atividade realizada.
Critérios de avaliação
- Resolução correta dos exercícios propostos.
- Participação ativa na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentação clara e objetiva dos resultados das atividades propostas.
Ações do professor
- Preparar um material de apoio para os alunos.
- Apresentar o tema e contextualizar a importância do gráfico de função do 1° grau.
- Auxiliar os alunos durante as atividades, sanando suas dúvidas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do aluno
- Responder ao questionário online sobre o tema.
- Criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Resolver os exercícios propostos utilizando a metodologia de resolução de problemas.
- Participar da apresentação e compartilhamento em grupos.