Gráficos de relações proporcionais
Nessa aula de Matemática, vamos estudar gráficos de relações proporcionais. Pegue um caderno, lápis e borracha e vem aprender!👨🏫
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
O gráfico representa a relação entre quilos de batata e preço. Analise as afirmativas e selecione a alternativa certa:
I. O preço do quilo da batata é R$ 6,00;
II. O ponto (4, 24) mostra que o preço de 24 batatas é R$ 4,00;
III. O gráfico representa uma proporcionalidade direta entre as variáveis;
Atividade completaA)
II e III estão certas.B) I e III estão certas.
C) Apenas II está certa.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Baseada em Projetos:
Os gráficos de relações proporcionais são uma ferramenta importante para entender a relação entre duas grandezas. Por exemplo, a relação entre a distância percorrida e o tempo gasto em uma viagem pode ser representada em um gráfico de relações proporcionais. Nesta aula, os alunos aprenderão a identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa4. Ensino Híbrido:
Os gráficos de relações proporcionais são uma ferramenta importante para entender a relação entre duas grandezas. Por exemplo, se a quantidade de gasolina em um carro aumenta, a distância que o carro pode percorrer também aumenta. Essa relação é chamada de proporcionalidade direta. Já em uma relação inversamente proporcional, como a velocidade de um carro e o tempo que ele leva para percorrer uma distância, quando a velocidade aumenta, o tempo diminui. Nesta aula, os alunos aprenderão a identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa5. Gamificação:
Os gráficos de relações proporcionais são muito importantes para entendermos a relação entre duas grandezas. Por exemplo, se a quantidade de dinheiro que você ganha por hora trabalhada é diretamente proporcional ao número de horas trabalhadas, podemos representar essa relação em um gráfico. Nesta aula, vamos aprender a identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema.Atividade completa6. Aprendizagem Baseada em Problemas:
Os gráficos de relações proporcionais são uma ferramenta importante para entender a relação entre duas grandezas. Por exemplo, se a velocidade de um carro aumenta, o tempo que ele leva para percorrer uma determinada distância diminui. Essa relação é diretamente proporcional. Já se a quantidade de tinta em uma caneta diminui, a vida útil da caneta também diminui. Essa relação é inversamente proporcional. Nesta aula, os alunos aprenderão a identificar a natureza da variação de duas grandezas, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.Atividade completa7. Rotação por estações:
Os gráficos de relações proporcionais são muito importantes para a Matemática e para a vida cotidiana. Eles são usados para representar a relação entre duas grandezas que variam proporcionalmente. Por exemplo, a relação entre a distância percorrida e o tempo gasto para percorrê-la é uma relação proporcional. Nesta aula, os alunos aprenderão a identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações.Atividade completa8. Aprendizagem Entre Pares:
Os gráficos de relações proporcionais são muito importantes para a Matemática e para a vida cotidiana. Eles são usados para representar a relação entre duas grandezas que variam proporcionalmente, ou seja, quando uma aumenta, a outra também aumenta na mesma proporção. Por exemplo, a relação entre a distância percorrida e o tempo gasto em uma viagem de carro é uma relação proporcional. Nesta aula, os alunos aprenderão a identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: