Aula sobre Graficos De Relacoes Proporcionais
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Os gráficos de relações proporcionais são uma ferramenta importante para entender a relação entre duas grandezas. Por exemplo, se a velocidade de um carro aumenta, o tempo que ele leva para percorrer uma determinada distância diminui. Essa relação é diretamente proporcional. Já se a quantidade de tinta em uma caneta diminui, a vida útil da caneta também diminui. Essa relação é inversamente proporcional. Nesta aula, os alunos aprenderão a identificar a natureza da variação de duas grandezas, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando exemplos de relações proporcionais e não proporcionais, como os mencionados na contextualização. Em seguida, explique o objetivo da aula e como ela será desenvolvida.Etapa 2 - Problematização
Apresente um problema para os alunos resolverem em grupos. Por exemplo: "Um carro percorre uma distância de 100 km em 2 horas. Qual a velocidade média do carro?" Os alunos deverão identificar as grandezas envolvidas e a relação entre elas.Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida a turma em grupos para discutir uma solução. Após concluírem uma possível solução, os grupos apresentarão suas soluções e discutirão as diferentes formas de representar a relação entre as grandezas. Incentive a participação de todos os alunos.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de relações proporcionais e não proporcionais, como a relação entre o preço e a quantidade de um produto, ou a relação entre a altura e o peso de uma pessoa. Os alunos deverão identificar a natureza da variação e representá-la no plano cartesiano.Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e incentive os alunos a compartilharem o que aprenderam com seus colegas.Etapa 7 - Avaliação
Explique como utilizar o modelo e incentive a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam para preencherem o modelo de dinâmica 3Qs.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a natureza da variação de duas grandezas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
- Incentivar a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam.
Critérios de avaliação
- Identificação correta da natureza da variação de duas grandezas.
- Participação ativa na aula.
- Reflexão sobre o que foi aprendido.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam.
Ações do aluno
- Identificar a natureza da variação de duas grandezas.
- Participar ativamente da aula.
- Refletir sobre o que foi aprendido.