Aula sobre Graficos De Relacoes Proporcionais
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Os gráficos de relações proporcionais são uma ferramenta importante para entender a relação entre duas grandezas. Por exemplo, a relação entre a distância percorrida e o tempo gasto em uma viagem pode ser representada em um gráfico de relações proporcionais. Nesta aula, os alunos aprenderão a identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um diário de bordo sobre o tema.Etapa 2 - Problema
Os alunos deverão identificar um problema relacionado ao tema e apresentá-lo em seu diário de bordo. Auxilie na escolha do problema e na definição dos objetivos.Etapa 3 - Geração de Alternativas
Os alunos deverão pesquisar e apresentar alternativas para solucionar o problema identificado na etapa anterior. Auxilie-os na pesquisa e na seleção das alternativas.Etapa 4 - Solução
Os alunos deverão escolher a melhor alternativa para solucionar o problema e apresentá-la em seu diário de bordo. Auxilie na escolha da melhor alternativa e na elaboração da solução.Etapa 5 - Representação gráfica
Os alunos deverão representar a relação entre as grandezas estudadas em um gráfico de relações proporcionais. Auxilie na elaboração do gráfico e na interpretação dos resultados.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos deverão apresentar seus diários de bordo e discutir as soluções encontradas. Medie a discussão e incentivar a participação de todos os alunos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema e incentive os alunos a continuarem explorando o assunto em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na busca por soluções para problemas relacionados ao tema.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Identificação correta da natureza da variação de duas grandezas.
- Apresentação de alternativas criativas e viáveis para solucionar o problema identificado.
- Elaboração de uma solução coerente e bem fundamentada.
- Representação gráfica clara e precisa.
- Participação ativa e colaborativa na discussão em grupo.
Ações do professor
- Contextualizar o tema com exemplos práticos e didáticos.
- Auxiliar os alunos na escolha do problema e na definição dos objetivos.
- Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos os alunos.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na busca por soluções para problemas relacionados ao tema.
- Fazer uma breve conclusão sobre o tema e incentivar os alunos a continuarem explorando o assunto em casa.
Ações do aluno
- Identificar um problema relacionado ao tema e apresentá-lo em seu diário de bordo.
- Pesquisar e apresentar alternativas para solucionar o problema identificado.
- Escolher a melhor alternativa para solucionar o problema e apresentá-la em seu diário de bordo.
- Representar a relação entre as grandezas estudadas em um gráfico de relações proporcionais.
- Participar ativamente da discussão em grupo e colaborar com os colegas.