Aula sobre Graficos De Relacoes Proporcionais

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os gráficos de relações proporcionais são muito importantes para a Matemática e para a vida cotidiana. Eles são usados para representar a relação entre duas grandezas que variam proporcionalmente, ou seja, quando uma aumenta, a outra também aumenta na mesma proporção. Por exemplo, a relação entre a distância percorrida e o tempo gasto em uma viagem de carro é uma relação proporcional. Nesta aula, os alunos aprenderão a identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são gráficos de relações proporcionais e como eles são importantes para a Matemática e para a vida cotidiana. Em seguida, apresente exemplos práticos de relações proporcionais, como a relação entre a distância percorrida e o tempo gasto em uma viagem de carro.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em duplas e receberão uma folha de papel para criar um mapa conceitual sobre o tema. A ideia central será "Gráficos de relações proporcionais" e as sub-ideias serão: "O que são gráficos de relações proporcionais", "Como identificar uma relação proporcional", "Como representar uma relação proporcional no plano cartesiano", "Relações diretamente proporcionais", "Relações inversamente proporcionais", "Relações não proporcionais", "Sentença algébrica para relações proporcionais" e "Exemplos práticos de relações proporcionais".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma e discutirão as ideias apresentadas. Medie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de relações proporcionais para a turma, como a relação entre a quantidade de ingredientes e o número de porções em uma receita de bolo. Os alunos deverão identificar se a relação é diretamente proporcional, inversamente proporcional ou não proporcional e representá-la no plano cartesiano.

  5. Etapa 5 - Atividade em duplas

    Os alunos receberão uma atividade para realizar em duplas. Eles deverão identificar a natureza da variação de duas grandezas em diferentes situações e representá-las no plano cartesiano. Circule pela sala para auxiliar os alunos e esclarecer possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    As duplas apresentarão seus resultados para a turma e discutirão as soluções encontradas. Medie a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a importância dos gráficos de relações proporcionais e como eles podem ser aplicados no cotidiano. Os alunos serão incentivados a continuar explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na apresentação dos resultados.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em representar relações proporcionais no plano cartesiano.
  • Estimular a autonomia dos alunos na realização da atividade em duplas.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta da natureza da variação de duas grandezas em diferentes situações.
  • Representação correta das relações proporcionais no plano cartesiano.
  • Participação ativa na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Colaboração e autonomia na realização da atividade em duplas.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema da aula.
  • Mediar a discussão em grupo e esclarecer possíveis dúvidas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Circular pela sala para auxiliar os alunos na realização da atividade em duplas.
  • Fazer uma breve conclusão sobre o tema da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual.
  • Discutir as ideias apresentadas pelos colegas na discussão em grupo.
  • Identificar a natureza da variação de duas grandezas em diferentes situações.
  • Representar corretamente as relações proporcionais no plano cartesiano.
  • Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.