Aula sobre Graficos De Relacoes Proporcionais
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Os gráficos de relações proporcionais são uma ferramenta importante para entender a relação entre duas grandezas. Por exemplo, se a quantidade de gasolina em um carro aumenta, a distância que o carro pode percorrer também aumenta. Essa relação é chamada de proporcionalidade direta. Já em uma relação inversamente proporcional, como a velocidade de um carro e o tempo que ele leva para percorrer uma distância, quando a velocidade aumenta, o tempo diminui. Nesta aula, os alunos aprenderão a identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Check-in
Inicie a aula com uma atividade de Check-in, em que os alunos deverão responder a uma pergunta sobre o tema da aula. Por exemplo: "O que é uma relação proporcional?".Etapa 2 - Contextualização
Apresente exemplos práticos de relações proporcionais e não proporcionais, como a relação entre a quantidade de água e o tempo de cozimento de um alimento, ou a relação entre a quantidade de dinheiro e a quantidade de produtos comprados em uma loja. Os alunos serão incentivados a pensar em outros exemplos de relações proporcionais e não proporcionais.Etapa 3 - Identificação de relações proporcionais
Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista de pares de valores de duas grandezas. Eles deverão identificar se a relação entre as grandezas é proporcional ou não proporcional e justificar sua resposta. Forneça dicas e orientações para ajudar os alunos a identificar a natureza da relação.Etapa 4 - Representação gráfica
Os alunos aprenderão a representar graficamente as relações proporcionais e não proporcionais no plano cartesiano. Apresente exemplos de gráficos e explique como interpretá-los. Os alunos terão a oportunidade de criar seus próprios gráficos e interpretá-los.Etapa 5 - Sentença algébrica
Os alunos aprenderão a expressar a relação entre as grandezas por meio de uma sentença algébrica. Apresente exemplos e explique como escrever a sentença algébrica correta para cada tipo de relação.Etapa 6 - Check-out
Os alunos responderão a uma pergunta sobre o que aprenderam na aula. Por exemplo: "Como identificar uma relação proporcional?".Etapa 7 - Tarefa de casa
Os alunos terão uma tarefa de casa para praticar o que aprenderam na aula. Eles deverão identificar a natureza da relação entre duas grandezas em situações do cotidiano e representá-la graficamente e por meio de uma sentença algébrica. Determine uma data para que entreguem a atividade e que possam discutir em sala.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a natureza da relação entre duas grandezas.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de exemplos práticos de relações proporcionais e não proporcionais.
- Promover a interação entre os alunos por meio do trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em representar graficamente as relações proporcionais e não proporcionais.
- Estimular a autonomia dos alunos na criação de sentenças algébricas para expressar a relação entre as grandezas.
Critérios de avaliação
- Identificação correta da natureza da relação entre as grandezas.
- Representação gráfica correta da relação entre as grandezas.
- Escrita correta da sentença algébrica para expressar a relação entre as grandezas.
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Resolução correta da tarefa de casa.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos de relações proporcionais e não proporcionais.
- Orientar os alunos na identificação da natureza da relação entre as grandezas.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
- Fornecer feedback aos alunos sobre seu desempenho.
- Proporcionar uma tarefa de casa para praticar o que foi aprendido na aula.
Ações do aluno
- Identificar a natureza da relação entre as grandezas.
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Criar exemplos práticos de relações proporcionais e não proporcionais.
- Representar graficamente as relações proporcionais e não proporcionais.
- Escrever sentenças algébricas para expressar a relação entre as grandezas.