Aula sobre Graficos De Relacoes Proporcionais
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Os gráficos de relações proporcionais são muito importantes para entendermos a relação entre duas grandezas. Por exemplo, se a quantidade de dinheiro que você ganha por hora trabalhada é diretamente proporcional ao número de horas trabalhadas, podemos representar essa relação em um gráfico. Nesta aula, vamos aprender a identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância dos gráficos de relações proporcionais. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um kit com materiais para a criação do jogo de tabuleiro. Disponibilize cartazes, se possível, folhas sulfites, lápis de cor e outros materiais que possam ajudar nessa construção.Etapa 3 - Criação do jogo
Determine um tempo para que os alunos construam um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema. Circule pela sala para auxiliar os grupos e tirar dúvidas sobre a construção do tabuleiro e os cards com perguntas e respostas sobre a matéria.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Os alunos deverão explicar as regras, as perguntas e as ações do jogo para que a turma consiga jogar e assim incentivar o processo de aprendizagem por meio da gamificação.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos jogos, os alunos irão discutir em grupo sobre as relações proporcionais apresentadas nos jogos e como elas foram representadas nos gráficos.Etapa 6 - Exercícios
Distribua exercícios para os alunos resolverem individualmente para consolidar os aprendizados por meio dos jogos.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a dinâmica corrigindo os exercícios da aula e reforçando os conceitos aprendidos e a importância dos gráficos de relações proporcionais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Promover a interação e a discussão em grupo sobre as relações proporcionais apresentadas nos jogos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo de tabuleiro.
- Apresentação clara e objetiva do jogo para a turma.
- Resolução correta dos exercícios propostos pelo professor.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.
- Auxiliar os grupos na criação do jogo de tabuleiro.
- Distribuir exercícios relacionados aos temas abordados nos jogos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo de tabuleiro.
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva para a turma.
- Resolver corretamente os exercícios propostos pelo professor.