Aula sobre Graficos De Relacoes Proporcionais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os gráficos de relações proporcionais são muito importantes para a Matemática e para a vida cotidiana. Eles são usados para representar a relação entre duas grandezas que variam proporcionalmente. Por exemplo, a relação entre a distância percorrida e o tempo gasto para percorrê-la é uma relação proporcional. Nesta aula, os alunos aprenderão a identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando o que são gráficos de relações proporcionais e como eles são importantes para a Matemática e para a vida cotidiana. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que serão as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Gráficos Diretamente Proporcionais

    Os alunos da estação 1 receberão uma atividade para identificar e criar gráficos diretamente proporcionais. Eles deverão escolher duas grandezas que variam proporcionalmente e criar um gráfico que represente essa relação. Em seguida, deverão explicar como identificaram que a relação era diretamente proporcional.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Gráficos Inversamente Proporcionais

    Os alunos da estação 2 receberão uma atividade para identificar e criar gráficos inversamente proporcionais. Eles deverão escolher duas grandezas que variam proporcionalmente de forma inversa e criar um gráfico que represente essa relação. Em seguida, deverão explicar como identificaram que a relação era inversamente proporcional.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Gráficos Não Proporcionais

    Os alunos da estação 3 receberão uma atividade para identificar e criar gráficos não proporcionais. Eles deverão escolher duas grandezas que não variam proporcionalmente e criar um gráfico que represente essa relação. Em seguida, deverão explicar como identificaram que a relação não era proporcional.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os alunos retornarão para a sala de aula e cada grupo apresentará suas atividades para a turma. Faça comentários e esclareça dúvidas.

  6. Etapa 6 - Exercícios

    Os alunos farão exercícios para fixar o conteúdo aprendido disponibilizado pelo professor. Construa exercícios que envolvam situações cotidianas para tornar a atividade mais interessante.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e reforce a importância dos gráficos de relações proporcionais para a Matemática e para a vida cotidiana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a interação entre os alunos e a socialização do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta da natureza da variação de duas grandezas.
  • Criação de gráficos que representem a relação entre as grandezas.
  • Explicação clara e objetiva sobre como identificaram a natureza da variação.
  • Participação ativa na construção do conhecimento.
  • Resolução correta dos exercícios propostos.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o conteúdo da aula.
  • Orientar os alunos na realização das atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Fazer comentários e esclarecer dúvidas durante a socialização das atividades.
  • Propor exercícios que envolvam situações cotidianas para tornar a atividade mais interessante.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na construção do conhecimento.
  • Identificar corretamente a natureza da variação de duas grandezas.
  • Criar gráficos que representem a relação entre as grandezas.
  • Explicar de forma clara e objetiva como identificaram a natureza da variação.
  • Resolver corretamente os exercícios propostos.