Aula sobre Graficos E Tabelas Interpretacao De Texto Parte 2
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Nesta aula, vamos trabalhar com gráficos e tabelas, que são ferramentas importantes para a interpretação de dados e informações. Os gráficos e tabelas são muito utilizados em diversas áreas, como na economia, na saúde, na educação, entre outras. Eles nos ajudam a visualizar e entender melhor as informações apresentadas. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares, para avaliar o desempenho dos colegas em relação aos critérios estabelecidos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em escolher e construir o gráfico mais adequado para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância dos gráficos e tabelas na interpretação de dados e informações. Em seguida, apresente exemplos práticos de gráficos e tabelas, como gráficos de barras, gráficos de pizza, tabelas de frequência, entre outros.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Definição do tema
Cada grupo deverá escolher um tema para trabalhar, como por exemplo, a quantidade de alunos por série em uma escola, a quantidade de vendas de um produto em uma loja, a quantidade de acidentes de trânsito em uma cidade, entre outros.Etapa 4 - Coleta de dados
Cada grupo deverá coletar dados sobre o tema escolhido, utilizando fontes confiáveis, como sites governamentais, jornais, revistas, entre outros.Etapa 5 - Construção do gráfico
Cada grupo deverá escolher o tipo de gráfico mais adequado para apresentar os dados coletados e construí-lo, utilizando lápis de cor, canetas coloridas, régua, entre outros materiais. Determine um tempo para essa coleta e a construção do gráfico.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo deverá apresentar o gráfico construído e explicar os dados apresentados, destacando as medidas de tendência central.Etapa 7 - Avaliação por pares
Cada grupo irá avaliar o desempenho dos colegas em relação aos critérios estabelecidos no modelo de avaliação por pares.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escolher e construir o gráfico mais adequado para apresentar um determinado conjunto de dados.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a importância dos gráficos e tabelas na interpretação de dados e informações.
- Orientar os alunos na coleta de dados e na construção do gráfico.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Escolher um tema para trabalhar.
- Coletar dados sobre o tema escolhido.
- Construir o gráfico mais adequado para apresentar os dados coletados.
- Apresentar o gráfico construído e explicar os dados apresentados.
- Avaliar o desempenho dos colegas em relação aos critérios estabelecidos no template de avaliação por pares.