Aula sobre Graficos E Tabelas Interpretacao De Texto Parte 2
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Nesta aula, vamos trabalhar com gráficos e tabelas, que são ferramentas importantes para a interpretação de dados e informações. Os gráficos e tabelas são muito utilizados em diversas áreas, como na economia, na saúde, na educação, entre outras. Eles nos ajudam a visualizar e entender melhor as informações apresentadas. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em escolher e construir o gráfico mais adequado para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância dos gráficos e tabelas na interpretação de dados e informações. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Definição do problema
Cada grupo irá escolher um problema para trabalhar o relacionando com gráficos e tabelas. Forneça alguns exemplos de problemas para ajudar os alunos a escolherem.Etapa 4 - Geração de alternativas
Cada grupo irá gerar alternativas para resolver o problema escolhido. Os alunos deverão pensar em diferentes formas de apresentar os dados e informações.Etapa 5 - Escolha da solução
Cada grupo irá escolher a melhor solução para o problema, levando em consideração a utilização adequada dos gráficos e tabelas para o tema.Etapa 6 - Criação do diário de bordo
Cada grupo irá criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo irá apresentar o seu diário de bordo para a turma. Os alunos deverão explicar o problema escolhido, as alternativas geradas, a solução escolhida por meio de gráficos e tabelas utilizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escolher e construir o gráfico mais adequado para apresentar um determinado conjunto de dados.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em interpretar dados e informações.
Critérios de avaliação
- Escolha do problema.
- Geração de alternativas.
- Escolha da solução.
- Utilização adequada dos gráficos e tabelas.
- Apresentação clara e objetiva do diário de bordo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os exemplos práticos.
- Dividir os alunos em grupos.
- Orientar os alunos na definição do problema, geração de alternativas e escolha da solução.
- Auxiliar os alunos na criação do diário de bordo.
- Avaliar os diários de bordo apresentados pelos grupos.
Ações do aluno
- Escolher um problema para trabalhar.
- Gerar alternativas para resolver o problema.
- Escolher a melhor solução para o problema.
- Criar o diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
- Apresentar o diário de bordo para a turma.