Aula sobre Graficos E Tabelas Interpretacao De Texto Parte 2

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, vamos trabalhar com gráficos e tabelas, que são ferramentas importantes para a interpretação de dados e informações. Os gráficos e tabelas são muito utilizados em diversas áreas, como na economia, na saúde, na educação, entre outras. Eles nos ajudam a visualizar e entender melhor as informações apresentadas. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que é uma forma de trabalhar em equipe para solucionar problemas e desenvolver projetos. Vamos criar um template de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema "Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central."

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância dos gráficos e tabelas na interpretação de dados e informações. Serão apresentados exemplos práticos de gráficos e tabelas em diferentes áreas.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão trabalhar em grupos para entender o tema e definir o problema a ser resolvido. Eles devem discutir e definir qual conjunto de dados será utilizado para criar o gráfico e tabela.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar esboços de possíveis gráficos e tabelas para apresentar o conjunto de dados escolhido. Eles devem discutir e definir qual o tipo de gráfico mais adequado para apresentar as informações.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão decidir qual o melhor gráfico e tabela para apresentar as informações. Eles devem justificar a escolha e discutir as vantagens e desvantagens de cada opção.

  5. Etapa 5 - Prototipar e Testar

    Os alunos irão criar o gráfico e tabela escolhidos e apresentar para a turma. Eles devem explicar como construíram o gráfico e tabela e destacar as medidas de tendência central.

  6. Etapa 6 - Discussão e Reflexão

    Conduza uma discussão e reflexão sobre o processo de criação do gráfico e tabela. Os alunos devem compartilhar suas experiências e aprendizados.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância dos gráficos e tabelas na interpretação de dados e informações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escolher e construir o gráfico mais adequado para apresentar um determinado conjunto de dados.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em justificar suas escolhas e argumentar sobre as vantagens e desvantagens de cada opção.

Critérios de avaliação

  • Escolha adequada do conjunto de dados para a criação do gráfico e tabela.
  • Justificativa clara e objetiva da escolha do gráfico e tabela.
  • Construção correta e precisa do gráfico e tabela.
  • Destaque das medidas de tendência central.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante todo o processo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância dos gráficos e tabelas na interpretação de dados e informações.
  • Orientar e acompanhar os alunos durante todo o processo.
  • Conduzir a discussão e reflexão sobre o processo de criação do gráfico e tabela.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para entender o tema e definir o problema a ser resolvido.
  • Criar esboços de possíveis gráficos e tabelas para apresentar o conjunto de dados escolhido.
  • Decidir qual o melhor gráfico e tabela para apresentar as informações.
  • Criar o gráfico e tabela escolhidos e apresentar para a turma.
  • Participar ativamente da discussão e reflexão sobre o processo de criação do gráfico e tabela.