Aula sobre Graficos E Tabelas Interpretacao De Texto Parte 2

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, vamos trabalhar com gráficos e tabelas, que são ferramentas importantes para a interpretação de dados e informações. Os gráficos e tabelas são muito utilizados em diversas áreas, como na economia, na saúde, na educação, entre outras. Eles nos ajudam a visualizar e entender melhor as informações apresentadas. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o público-alvo da informação apresentada no gráfico ou tabela.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema da aula e explicar a importância dos gráficos e tabelas na interpretação de dados e informações. Serão apresentados exemplos práticos de gráficos e tabelas em diferentes áreas.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o público-alvo da informação apresentada no gráfico ou tabela. Eles irão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Escolha dos dados

    Os alunos irão escolher um conjunto de dados para trabalhar na criação do gráfico ou tabela. Eles deverão levar em consideração o público-alvo e os objetivos da informação apresentada.

  4. Etapa 4 - Escolha do tipo de gráfico ou tabela

    Os alunos irão escolher o tipo de gráfico ou tabela mais adequado para apresentar os dados escolhidos. Eles deverão levar em consideração as características dos dados e o público-alvo.

  5. Etapa 5 - Criação do gráfico ou tabela

    Os alunos irão criar o gráfico ou tabela escolhido. Auxilie em dúvidas e com materiais.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos

    Os alunos irão apresentar seus trabalhos para a turma, explicando a escolha dos dados, do tipo de gráfico ou tabela e as conclusões obtidas a partir da interpretação dos dados.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Ao final das apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre as diferentes escolhas dos alunos e as conclusões obtidas a partir da interpretação dos dados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escolher e construir o gráfico mais adequado para apresentar um determinado conjunto de dados.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Escolha adequada dos dados.
  • Escolha adequada do tipo de gráfico ou tabela.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos trabalhos.
  • Coerência entre os dados apresentados e as conclusões obtidas.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância dos gráficos e tabelas na interpretação de dados e informações.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na escolha dos dados e do tipo de gráfico ou tabela.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos durante a atividade.
  • Conduzir a discussão em grupo ao final das apresentações.
  • Avaliar os trabalhos dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia para entender melhor o público-alvo da informação apresentada no gráfico ou tabela.
  • Escolher um conjunto de dados para trabalhar na criação do gráfico ou tabela.
  • Escolher o tipo de gráfico ou tabela mais adequado para apresentar os dados escolhidos.
  • Criar o gráfico ou tabela escolhido, utilizando lápis de cor, canetas coloridas ou softwares de edição de gráficos e tabelas.
  • Apresentar seus trabalhos para a turma, explicando a escolha dos dados, do tipo de gráfico ou tabela e as conclusões obtidas a partir da interpretação dos dados.