Aula sobre Graficos E Tabelas Interpretacao De Texto Parte 2

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, vamos trabalhar com gráficos e tabelas, que são ferramentas importantes para a interpretação de dados e informações. Os gráficos e tabelas são muito utilizados em diversas áreas, como na economia, na saúde, na educação, entre outras. Eles nos ajudam a visualizar e entender melhor as informações apresentadas. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em escolher e construir o gráfico mais adequado para apresentar um determinado conjunto de dados.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância dos gráficos e tabelas na interpretação de dados. Traga exemplos para que os alunos entendam a ideia de interpretação.

  2. Etapa 2 - Metodologia

    Em seguida, explique como será a metodologia utilizada na aula, dividindo os alunos em três grupos. Cada grupo irá estar em uma estação por um tempo determinado, para que depois vá para outra estação.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Gráficos de colunas

    Os alunos irão para a primeira estação, onde irão aprender sobre gráficos de colunas. O professor irá apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a representação de dados de vendas de uma loja em um gráfico de colunas. Os alunos irão construir seus próprios gráficos de colunas com dados fornecidos pelo professor.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Gráficos de setores

    Os alunos irão para a segunda estação, onde irão aprender sobre gráficos de setores. O professor irá apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a representação de dados de uma pesquisa de opinião em um gráfico de setores. Os alunos irão construir seus próprios gráficos de setores com dados fornecidos pelo professor.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Gráficos de linhas

    Os alunos irão para a terceira estação, onde irão aprender sobre gráficos de linhas. O professor irá apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a representação de dados de temperatura em um gráfico de linhas. Os alunos irão construir seus próprios gráficos de linhas com dados fornecidos pelo professor.

  6. Etapa 6 - Acompanhamento da atividade

    Acompanhe os alunos realizando a atividade para auxiliar em dúvidas. Além de cronometrar tempo e gerir as mudanças de estações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma revisão dos conceitos aprendidos na aula. Os alunos irão compartilhar suas experiências e dúvidas sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escolher e construir o gráfico mais adequado para apresentar um determinado conjunto de dados.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em escolher e construir o gráfico mais adequado para apresentar um determinado conjunto de dados.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos apresentados na aula.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar os alunos na construção dos gráficos.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher e construir o gráfico mais adequado para apresentar um determinado conjunto de dados.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas de grupo.