Aula sobre Graficos E Tabelas Interpretacao De Texto Parte 2
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta aula, vamos trabalhar com gráficos e tabelas, que são ferramentas importantes para a interpretação de dados e informações. Os gráficos e tabelas são muito utilizados em diversas áreas, como na economia, na saúde, na educação, entre outras. Eles nos ajudam a visualizar e entender melhor as informações apresentadas. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em escolher e construir o gráfico mais adequado para apresentar um determinado conjunto de dados.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância dos gráficos e tabelas na interpretação de dados. Traga exemplos para que os alunos entendam a ideia de interpretação.Etapa 2 - Metodologia
Em seguida, explique como será a metodologia utilizada na aula, dividindo os alunos em três grupos. Cada grupo irá estar em uma estação por um tempo determinado, para que depois vá para outra estação.Etapa 3 - Estação 1 - Gráficos de colunas
Os alunos irão para a primeira estação, onde irão aprender sobre gráficos de colunas. O professor irá apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a representação de dados de vendas de uma loja em um gráfico de colunas. Os alunos irão construir seus próprios gráficos de colunas com dados fornecidos pelo professor.Etapa 4 - Estação 2 - Gráficos de setores
Os alunos irão para a segunda estação, onde irão aprender sobre gráficos de setores. O professor irá apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a representação de dados de uma pesquisa de opinião em um gráfico de setores. Os alunos irão construir seus próprios gráficos de setores com dados fornecidos pelo professor.Etapa 5 - Estação 3 - Gráficos de linhas
Os alunos irão para a terceira estação, onde irão aprender sobre gráficos de linhas. O professor irá apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a representação de dados de temperatura em um gráfico de linhas. Os alunos irão construir seus próprios gráficos de linhas com dados fornecidos pelo professor.Etapa 6 - Acompanhamento da atividade
Acompanhe os alunos realizando a atividade para auxiliar em dúvidas. Além de cronometrar tempo e gerir as mudanças de estações.Etapa 7 - Conclusão
Reúna a turma e faça uma revisão dos conceitos aprendidos na aula. Os alunos irão compartilhar suas experiências e dúvidas sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escolher e construir o gráfico mais adequado para apresentar um determinado conjunto de dados.
- Estimular a criatividade e a capacidade de análise dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em escolher e construir o gráfico mais adequado para apresentar um determinado conjunto de dados.
- Participação e colaboração dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos apresentados na aula.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Orientar os alunos na construção dos gráficos.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
Ações do aluno
- Escolher e construir o gráfico mais adequado para apresentar um determinado conjunto de dados.
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Colaborar com os colegas de grupo.