Aula sobre Graficos E Tabelas Interpretacao De Texto
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A interpretação de gráficos e tabelas é uma habilidade fundamental para a compreensão de informações em diversas áreas do conhecimento, como na Matemática, nas Ciências e nas Ciências Sociais. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a escolher e construir o gráfico mais adequado para apresentar um conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central. Para isso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como gráficos de barras, de setores e de linhas, e como eles podem ser encontrados ou aplicados no cotidiano dos estudantes.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância da interpretação de gráficos e tabelas. Compartilhe exemplos de gráficos e tabelas em jornais, revistas e sites de notícias para mostrar como eles são utilizados no cotidiano.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em pessoas que utilizam gráficos e tabelas em contextos reais (economista, climatologista, entre outros) e preencher cada campo com informações relevantes.Etapa 3 - Escolha do conjunto de dados
Os alunos irão escolher um conjunto de dados para criar um gráfico. Forneça algumas opções, como dados sobre a população de uma cidade, sobre a produção de alimentos em uma região ou sobre o desempenho de um time de futebol.Etapa 4 - Escolha do tipo de gráfico
Os alunos irão escolher o tipo de gráfico mais adequado para apresentar o conjunto de dados escolhido. Para isso, apresente aos alunos exemplos de gráficos de barras, de setores e de linhas e explique as características de cada um.Etapa 5 - Construção do gráfico
Os alunos irão construir o gráfico escolhido, utilizando lápis de cor, régua e papel. Auxilie-os na escolha das escalas e na marcação dos dados.Etapa 6 - Apresentação dos gráficos
Os alunos irão apresentar seus gráficos para a turma, explicando a escolha do conjunto de dados e do tipo de gráfico, e destacando as medidas de tendência central.Etapa 7 - Discussão em grupo e fechamento
A turma irá discutir os diferentes tipos de gráficos apresentados, comentando suas vantagens e desvantagens na apresentação de dados. Aproveite este momento para fazer uma síntese de tudo que estudado, destacando os principais pontos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escolher e construir o gráfico mais adequado para apresentar um conjunto de dados.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Escolha adequada do conjunto de dados.
- Marcação correta dos dados no gráfico.
- Destaque das medidas de tendência central.
- Apresentação clara e objetiva do gráfico.
- Preenchimento adequado do mapa de empatia.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância da interpretação de gráficos e tabelas.
- Fornecer opções de conjuntos de dados para os alunos escolherem.
- Auxiliar os alunos na escolha do tipo de gráfico e na marcação dos dados.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Promover a discussão em grupo sobre os diferentes tipos de gráficos apresentados.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos do público-alvo do gráfico.
- Escolher um conjunto de dados para criar um gráfico.
- Escolher o tipo de gráfico mais adequado para apresentar o conjunto de dados escolhido.
- Construir o gráfico escolhido, utilizando lápis de cor, régua e papel.
- Apresentar o gráfico para a turma, explicando a escolha do conjunto de dados e do tipo de gráfico, e destacando as medidas de tendência central.