Aula sobre Graficos E Tabelas Interpretacao De Texto

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os gráficos e tabelas são ferramentas importantes para a interpretação de dados e informações. Eles são utilizados em diversas áreas, como na economia, na saúde, na educação, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a escolher e construir o gráfico mais adequado para apresentar um conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância dos gráficos e tabelas na interpretação de dados. Em seguida, contextualize o tema com exemplos práticos e didáticos, como a apresentação de dados de uma pesquisa de opinião sobre o uso de tecnologia pelos jovens. Estimule os alunos a compartilharem outros exemplos de uso dos gráficos e tabelas no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Check-in

    Realize um check-in com os alunos, perguntando o que eles já sabem sobre interpretação de gráficos e tabelas e quais são as principais dificuldades que eles têm em relação ao assunto. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Construção de gráficos

    Apresente diferentes tipos de gráficos (colunas, setores, linhas) e suas características à turma. Em seguida, peça aos alunos para trabalhar em grupos para escolher e construir o gráfico mais adequado para apresentar um conjunto de dados fornecido por você. Eles deverão destacar as medidas de tendência central (média, mediana e moda) e justificar a escolha do gráfico.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos gráficos

    Cada grupo irá apresentar o gráfico construído e explicar a escolha do tipo de gráfico e as medidas de tendência central destacadas. Faça perguntas aos grupos e aproveite para tirar as dúvidas da turma.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes escolhas de gráficos e medidas de tendência central apresentadas pelos grupos. Medie a discussão e destaque os pontos mais relevantes.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e ressalte a importância da escolha adequada do gráfico e das medidas de tendência central na interpretação de dados.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Peça aos alunos para preencherem o campo de Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que aprendi sobre gráficos e tabelas?"

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escolher e construir o gráfico mais adequado para apresentar um conjunto de dados.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na construção dos gráficos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em destacar as medidas de tendência central nos gráficos construídos.

Critérios de avaliação

  • Escolha adequada do tipo de gráfico para apresentar o conjunto de dados.
  • Destaque das medidas de tendência central no gráfico construído.
  • Coerência na justificativa da escolha do tipo de gráfico.
  • Preenchimento adequado do modelo de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizá-lo com exemplos práticos e didáticos.
  • Mediar a discussão em grupo sobre as diferentes escolhas de gráficos e medidas de tendência central apresentadas pelos grupos.
  • Fazer uma síntese da aula e destacar a importância da escolha adequada do gráfico e das medidas de tendência central na interpretação de dados.

Ações do aluno

  • Preencher o campo de Check-in e Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem.
  • Trabalhar em grupo para escolher e construir o gráfico mais adequado para apresentar um conjunto de dados.
  • Apresentar o gráfico construído e explicar a escolha do tipo de gráfico e as medidas de tendência central destacadas.