Aula sobre Graficos E Tabelas Interpretacao De Texto

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os gráficos e tabelas são ferramentas importantes para a interpretação de dados e informações. Eles são utilizados em diversas áreas, como na economia, na saúde, na educação, entre outras. O objetivo aqui é trabalhar com a interpretação de gráficos e tabelas, escolhendo o tipo de gráfico mais adequado para apresentar um conjunto de dados.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Prepare um material de apoio para os alunos que, neste caso, pode ser um texto ou um artigo que aborde a importância do uso de gráficos no cotidiano. Peça aos alunos que façam anotações sobre o que mais chamou a atenção deles no texto ou artigo. Vale lembrar que este material deve ser compartilhado antes da aula, para que os alunos tenham tempo para fazer a atividade prévia em casa.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância dos gráficos e tabelas na interpretação de dados. Questione os alunos e peça para que eles contribuam com exemplos práticos de uso dos gráficos no dia a dia. Aproveite esta introdução para retomar a atividade que realizaram em casa, pedindo que compartilhem as anotações que fizeram sobre o conteúdo estudado. Em seguida, apresente um vídeo explicativo sobre o assunto aos alunos.

  3. Etapa 3 - Explicação aprofundada

    Apresente os principais tipos de gráficos (colunas, setores, linhas) e suas características. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça para discutirem sobre qual o tipo de gráfico mais adequado para apresentar um determinado conjunto de dados.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Em seus respectivos grupos, peça aos alunos para criarem gráficos e tabelas a partir de dados que você vai fornecer. Eles devem escolher o tipo de gráfico mais adequado e justificar sua escolha. Acompanhe os grupos durante a atividade e tire as dúvidas que surgirem.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo irá apresentar seu gráfico e tabela para a turma, explicando a escolha do tipo de gráfico e destacando suas características. Caso os alunos já tenham estudado este conteúdo, peça para apresentarem as medidas de tendência central. Discuta com a turma sobre os gráficos e destaque os principais pontos do conteúdo.

  6. Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a Dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça aos grupos para criarem um modelo para preenchimento, contendo os seguintes campos: Que bom, Que pena, Que tal. Cada grupo deverá preencher seu modelo, avaliando a atividade realizada. Por fim, peça para que cada grupo compartilhe o seu modelo e registros.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância dos gráficos e tabelas na interpretação de dados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escolher o tipo de gráfico mais adequado para apresentar um conjunto de dados.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Promover a discussão em grupo e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Escolha adequada do tipo de gráfico.
  • Justificativa clara e coerente da escolha do tipo de gráfico.
  • Apresentação clara e organizada do gráfico e tabela.
  • Realização da atividade prévia e participação ativa nas atividades.
  • Utilização adequada da ferramenta Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância dos gráficos e tabelas na interpretação de dados.
  • Orientar os alunos na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar os principais tipos de gráficos e suas características.
  • Fornecer dados para a criação dos gráficos e tabelas e o material para estudo prévio.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Criar, preencher e apresentar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Discutir em grupo qual o tipo de gráfico mais adequado para apresentar um determinado conjunto de dados.
  • Criar gráficos e tabelas a partir dos dados fornecidos pelo professor.
  • Apresentar o gráfico e tabela para a turma, explicando a escolha do tipo de gráfico e destacando as medidas de tendência central.
  • Realizar a atividade prévia e participar ativamente da discussão em grupo.