Aula sobre Grafismo E Estampa Africana

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, os alunos irão explorar o grafismo e a estampa africana, uma forma de arte que tem sido utilizada há séculos em diferentes culturas africanas. Eles irão aprender sobre a história e a importância dessas formas de arte, bem como elas podem ser aplicadas em diferentes contextos. Os alunos também irão trabalhar com a metodologia ativa _Design Sprint_, que é uma abordagem colaborativa para a solução de problemas. Eles irão criar um template com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do grafismo e da estampa africana. Mostre exemplos de diferentes culturas africanas que utilizam essas formas de arte e como elas podem ser aplicadas em diferentes contextos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Peça que os alunos façam sobre a história e a importância do grafismo e da estampa africana. Eles irão utilizar diferentes fontes, como livros, artigos e vídeos, para coletar informações relevantes sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Esboço

    Oriente os alunos na criação de esboços de diferentes formas de grafismo e estampa africana. Eles irão trabalhar em grupos para compartilhar ideias e criar diferentes designs.

  4. Etapa 4 - Decisão

    Os alunos irão escolher um design para desenvolver. Eles irão trabalhar em grupo para discutir e decidir qual design será escolhido para ser prototipado.

  5. Etapa 5 - Prototipagem

    Os alunos irão criar um protótipo do design escolhido. Disponibilize diferentes materiais, como papel, lápis de cor e tinta, para criar um modelo do design.

  6. Etapa 6 - Teste

    Os alunos irão testar o protótipo criado e avaliar se ele atende aos requisitos do projeto. Eles irão trabalhar em grupo para discutir e avaliar o protótipo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula, pedindo para os alunos compartilharem suas experiências e aprendizados durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de arte.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar a metodologia _Design Sprint_ para solução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade.
  • Qualidade do protótipo criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em aplicar a metodologia _Design Sprint_ para solução de problemas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do grafismo e da estampa africana.
  • Orientar os alunos durante todas as etapas da atividade.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a história e a importância do grafismo e da estampa africana.
  • Criar esboços de diferentes formas de grafismo e estampa africana.
  • Escolher um design para desenvolver e criar um protótipo do design escolhido.