Aula sobre Grafismo E Estampa Africana

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A arte africana é rica em simbolismos e grafismos que representam a cultura e a história do continente. Nesta aula, os alunos serão apresentados a alguns desses grafismos e estampas africanas, e serão incentivados a criar suas próprias estampas inspiradas nessa arte. A metodologia utilizada será o _Design Thinking_, que estimula a criatividade e a empatia dos alunos ao colocá-los no lugar do usuário final do produto criado.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e faça uma breve contextualização sobre a arte africana e seus grafismos e estampas. Incentive os alunos a fazer perguntas e a compartilhar suas ideias e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Oriente os alunos na criação de um mapa de empatia com base no público-alvo da estampa que eles irão criar. Eles devem preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender as necessidades e desejos do usuário final da estampa.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e inspiração

    Os alunos pesquisam imagens de grafismos e estampas africanas e escolhem elementos que irão inspirar sua própria criação. Eles também podem pesquisar exemplos de produtos que utilizam essas estampas para se inspirar em como aplicá-las em diferentes contextos.

  4. Etapa 4 - Criação da estampa

    Com base nas informações coletadas no mapa de empatia e na pesquisa de inspiração, os alunos criam suas próprias estampas africanas. Eles podem utilizar lápis, canetas, tintas ou qualquer outro material disponível para criar sua arte.

  5. Etapa 5 - Apresentação das estampas

    Os alunos apresentam suas estampas para a turma e explicam as escolhas que fizeram com base no mapa de empatia e na pesquisa de inspiração. Eles também podem discutir como sua estampa pode ser aplicada em diferentes produtos.

  6. Etapa 6 - Feedback e reflexão

    Os alunos dão feedback uns aos outros sobre suas estampas e refletem sobre o processo de criação. Incentive a discussão sobre como a empatia e a pesquisa de inspiração ajudaram na criação das estampas.

  7. Etapa 7 - Síntese e conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância da empatia e da pesquisa de inspiração na criação de produtos. Incentive os alunos a continuar explorando a arte africana e a criar suas próprias estampas inspiradas nessa cultura.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
  • Estimular a criatividade dos alunos por meio da metodologia ativa _Design Thinking_.
  • Desenvolver a empatia dos alunos ao colocá-los no lugar do usuário final do produto criado.

Critérios de avaliação

  • Utilização de elementos da arte africana na criação da estampa.
  • Coerência entre a estampa criada e o mapa de empatia preenchido.
  • Criatividade na criação da estampa.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Apresentação clara e objetiva da estampa criada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e fazer uma breve contextualização sobre a arte africana.
  • Incentivar a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Estimular a criatividade dos alunos por meio da metodologia _Design Thinking_.
  • Dar feedback construtivo sobre as estampas criadas pelos alunos.
  • Reforçar a importância da empatia e da pesquisa de inspiração na criação de produtos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um mapa de empatia com base no público-alvo da estampa.
  • Pesquisar e se inspirar em grafismos e estampas africanas.
  • Criar uma estampa africana original.
  • Apresentar a estampa criada e dar feedback aos colegas.