Aula sobre Grafismo E Estampa Africana

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre grafismo e estampa africana. O grafismo é uma forma de arte que utiliza linhas, formas e símbolos para criar padrões e desenhos. A estampa africana é uma técnica de impressão que utiliza esses padrões e desenhos para criar tecidos coloridos e vibrantes. Os alunos irão explorar a riqueza cultural da África e aprender sobre a importância do grafismo e da estampa na arte africana. Eles também irão criar seu próprio template de registro de aprendizagem, que incluirá campos de check-in e check-out para ajudá-los a acompanhar seu progresso e refletir sobre o que aprenderam.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e mostre exemplos de grafismo e estampa africana. Incentive os alunos a fazer perguntas e a compartilhar suas próprias experiências com arte. Em seguida, contextualize a metodologia _Ensino híbrido_ e o template de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Peça que os alunos pesquisem sobre grafismo e estampa africana em livros e na internet. Eles deverão encontrar exemplos de padrões e desenhos e anotar as informações mais importantes em seus templates de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Estimule uma discussão em grupos para que os alunos comentem o que aprenderam em suas pesquisas. Eles deverão compartilhar suas descobertas e ajudar uns aos outros a preencher seus templates de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Criação

    Os alunos irão criar seu próprio padrão de grafismo ou estampa africana. Eles poderão usar lápis de cor, canetas ou outros materiais de arte para criar seus desenhos. Forneça exemplos e orientações para ajudá-los.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar seus desenhos para a turma e explicar o que eles representam. Eles também irão compartilhar o que aprenderam sobre grafismo e estampa africana em seus templates de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Faça uma reflexão com os alunos sobre o que aprenderam nesta aula. Peça que os alunos preencham os campos de check-out em seus templates de registro de aprendizagem. Eles deverão pensar sobre o que aprenderam, o que foi mais desafiador e o que gostariam de aprender mais sobre no futuro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
  • Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
  • Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
  • Criação de um padrão de grafismo ou estampa africana original e criativo.
  • Apresentação clara e concisa do desenho e do que foi aprendido sobre o tema.
  • Reflexão completa e bem estruturada sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e fornecer exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação de seus desenhos.
  • Facilitar a discussão em grupo e a apresentação dos desenhos.
  • Incentivar a reflexão e a autoavaliação dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da discussão em grupo.
  • Criar um padrão de grafismo ou estampa africana original e criativo.
  • Apresentar claramente seu desenho e o que foi aprendido sobre o tema.
  • Refletir sobre o que foi aprendido na aula e preencher os campos de check-out em seu template de registro de aprendizagem.