Aula sobre Grafismo E Estampa Africana
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta aula, os alunos irão explorar o grafismo e a estampa africana, que são elementos importantes da cultura africana e que têm sido cada vez mais valorizados na moda e na decoração. O objetivo é que os alunos possam pesquisar, apreciar e analisar diferentes formas de grafismo e estampa africana, compreendendo suas características e significados. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Gamificação_, na qual os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo que envolva o tema. Dessa forma, os alunos serão estimulados a desenvolver habilidades como pesquisa, análise crítica, criatividade e trabalho em equipe.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância do grafismo e da estampa africana na cultura africana e na moda atual. Em seguida, explique a metodologia _Gamificação_ e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre grafismo e estampa africana, buscando informações sobre suas características, significados e aplicações. Disponibilize materiais como livros, revistas, vídeos e sites para auxiliar na pesquisa.Etapa 3 - Criação do mapa de registro do jogo
Os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo que envolva o tema, seguindo os campos _Nome do_ _j__ogo_, _Objetivo do_ _j__ogo_, _Desafios do_ _j__ogo_, _Níveis_, _Esquema de_ _r__ecompensas_, _Informações para o consumidor final_ e _P__or qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?_. Auxilie os alunos na criação do mapa, incentivando a criatividade e a originalidade.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Os alunos irão apresentar seus jogos para a turma, explicando as regras, os desafios e as recompensas. Avalie a criatividade, a originalidade e a coerência com o tema.Etapa 5 - Discussão e análise
Os alunos irão discutir e analisar os jogos apresentados, identificando as principais características do grafismo e da estampa africana presentes em cada jogo. Estimule a análise crítica e a reflexão sobre o tema.Etapa 6 - Conclusão
Conclue a aula, reforçando a importância do grafismo e da estampa africana na cultura africana e na moda atual, e incentivando os alunos a continuarem pesquisando e explorando o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
- Estimular a criatividade e a originalidade.
- Promover o trabalho em equipe.
- Ampliar o repertório imagético dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de simbolizar.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade na criação do mapa de registro do jogo.
- Coerência com o tema.
- Clareza e objetividade na apresentação.
- Análise crítica e reflexão sobre o tema.
- Participação e colaboração em equipe.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar a metodologia.
- Auxiliar os alunos na pesquisa e na criação do mapa de registro do jogo.
- Estimular a criatividade e a originalidade.
- Avaliar os jogos apresentados.
- Estimular a análise crítica e a reflexão sobre o tema.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre grafismo e estampa africana.
- Criar um mapa de registro de um jogo que envolva o tema.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Analisar os jogos apresentados pelos colegas.
- Participar e colaborar em equipe.