Aula sobre Grafismo E Estampa Africana

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos serão apresentados ao grafismo e estampa africana, uma forma de arte que tem origem em diferentes países do continente africano. Essa arte é caracterizada por padrões geométricos, formas abstratas e símbolos que representam a cultura e a história desses povos. Os alunos serão convidados a conhecer e apreciar essa arte, além de criar suas próprias estampas inspiradas nessa técnica. A metodologia utilizada será a _Rotação por estações_, em que os alunos serão divididos em grupos e irão passar por diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, explicando o que é grafismo e estampa africana e mostrando exemplos de obras de artistas africanos. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Pesquisa

    Nessa estação, os alunos irão pesquisar sobre a história e a cultura dos povos africanos, buscando referências para criar suas próprias estampas. Disponibilize livros, revistas e materiais digitais para essa pesquisa.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Desenho

    Nessa estação, os alunos irão desenhar suas estampas, utilizando as referências encontradas na pesquisa. Disponibilize materiais como lápis, canetas, papel sulfite e régua.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Pintura

    Nessa estação, os alunos irão pintar suas estampas, utilizando as cores e técnicas que acharem mais adequadas. Disponibilize tintas, pincéis e outros materiais de pintura.

  5. Etapa 5 - Apresentação das estampas

    Ao final da aula, os alunos irão apresentar suas estampas para a turma, explicando as referências utilizadas e as técnicas empregadas. Faça comentários e avalie as criações dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte de diferentes culturas e épocas.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a valorização e o respeito pela cultura africana.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das referências pesquisadas.
  • Criatividade e originalidade na criação das estampas.
  • Habilidade técnica na pintura das estampas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Avaliar as criações dos alunos e fazer comentários construtivos.

Ações do aluno

  • Participar da pesquisa sobre a cultura africana.
  • Criar suas próprias estampas, utilizando as referências pesquisadas.
  • Apresentar suas estampas para a turma.