Aula sobre Grafismo E Estampa Africana

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, os alunos aprenderão sobre grafismo e estampa africana, uma forma de expressão artística que utiliza padrões e símbolos para contar histórias e transmitir mensagens. O grafismo e a estampa africana estão presentes em diversas áreas da cultura, como na moda, na decoração e na arte contemporânea. Durante a aula, os alunos terão a oportunidade de criar um mapa conceitual sobre o tema, utilizando a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_. Para isso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, que ajudarão os alunos a compreender melhor o assunto.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_. Em seguida, oriente os alunos sobre como criar um mapa conceitual e sobre a ideia central e as sub-ideias que devem ser abordadas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Peça que os alunos façam uma pesquisa sobre grafismo e estampa africana. Disponibilize materiais como livros, revistas e sites especializados. Eles deverão encontrar exemplos de grafismos e estampas africanas e anotar as informações relevantes sobre cada um.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema, utilizando a ideia central sobre grafismo e estampa africana e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão utilizar as informações coletadas na pesquisa e organizar as ideias de forma clara e coerente.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias abordadas. Avalie a qualidade dos mapas e dar feedback para os alunos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre as diferenças e semelhanças entre os mapas conceituais criados. Eles poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os temas abordados pelos colegas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e sobre como a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_ pode ajudá-los a compreender melhor os temas estudados.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como criar um desenho ou uma estampa inspirada no grafismo africano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
  • Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
  • Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza na organização do mapa conceitual.
  • Utilização correta das informações coletadas na pesquisa.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Criatividade e originalidade na tarefa de casa (opcional).

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_.
  • Disponibilizar materiais para pesquisa.
  • Avaliar a qualidade dos mapas conceituais criados pelos alunos.
  • Dar feedback para os alunos sobre seus trabalhos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre grafismo e estampa africana.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar a tarefa de casa (opcional).