Aula sobre Grafismo E Estampa Africana
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, os alunos aprenderão sobre grafismo e estampa africana, uma forma de expressão artística que utiliza padrões e símbolos para contar histórias e transmitir mensagens. O grafismo e a estampa africana estão presentes em diversas áreas da cultura, como na moda, na decoração e na arte contemporânea. Durante a aula, os alunos terão a oportunidade de criar um mapa conceitual sobre o tema, utilizando a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_. Para isso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, que ajudarão os alunos a compreender melhor o assunto.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_. Em seguida, oriente os alunos sobre como criar um mapa conceitual e sobre a ideia central e as sub-ideias que devem ser abordadas.Etapa 2 - Pesquisa
Peça que os alunos façam uma pesquisa sobre grafismo e estampa africana. Disponibilize materiais como livros, revistas e sites especializados. Eles deverão encontrar exemplos de grafismos e estampas africanas e anotar as informações relevantes sobre cada um.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema, utilizando a ideia central sobre grafismo e estampa africana e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão utilizar as informações coletadas na pesquisa e organizar as ideias de forma clara e coerente.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias abordadas. Avalie a qualidade dos mapas e dar feedback para os alunos.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos discutirão em grupo sobre as diferenças e semelhanças entre os mapas conceituais criados. Eles poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os temas abordados pelos colegas.Etapa 6 - Reflexão
Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e sobre como a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_ pode ajudá-los a compreender melhor os temas estudados.Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)
Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como criar um desenho ou uma estampa inspirada no grafismo africano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
- Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
- Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza na organização do mapa conceitual.
- Utilização correta das informações coletadas na pesquisa.
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Criatividade e originalidade na tarefa de casa (opcional).
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_.
- Disponibilizar materiais para pesquisa.
- Avaliar a qualidade dos mapas conceituais criados pelos alunos.
- Dar feedback para os alunos sobre seus trabalhos.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre grafismo e estampa africana.
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Realizar a tarefa de casa (opcional).