Aula sobre Grandezas Diretamente Ou Inversamente Proporcionais

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "Grandezas diretamente ou inversamente proporcionais" é muito importante para a vida cotidiana dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em receitas culinárias, em cálculos de juros, em proporções de misturas, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a identificar e resolver problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o tema e aplicá-lo em situações reais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância dos conceitos de grandezas diretamente ou inversamente proporcionais. Aproveite para explicar a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Explique com mais profundidade o que são grandezas diretamente ou inversamente proporcionais. Em seguida, peça aos alunos para pesquisar exemplos de situações cotidianas que envolvam esse conceito e compartilhar com a turma.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar esboços de duas atividades diferentes e práticas que envolvam o uso de grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Acompanhe os alunos, os orientando na criação dos esboços.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão apresentar os esboços das atividades que criaram para que a turma escolha uma delas para ser colocada em prática na próxima etapa. Importante que nesta escolha seja considerado o quanto a atividade é didática e apresenta um exemplo prático de situação cotidiana que envolva o tema de trabalho.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo da atividade escolhida na etapa anterior, bem como registrar sua solução. Forneça materiais para que os alunos criem os protótipos.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão testar as atividades criadas na etapa anterior e apresentar para a turma, explicando como chegaram à solução e como aplicaram o conceito de grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma reflexão final sobre o que foi aprendido na aula e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras situações. Por fim, dê feedbacks coletivos à turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar situações cotidianas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.
  • Capacidade de escolher e resolver um exemplo prático de situação cotidiana que envolva grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.
  • Habilidade em criar um protótipo da atividade escolhida.
  • Capacidade de apresentar a atividade criada e explicar como chegaram à solução e como aplicaram o conceito de grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o que são grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.
  • Estimular a pesquisa e a troca de informações entre os alunos.
  • Orientar os alunos nas atividades, especialmente na escolha da atividade prática.
  • Auxiliar os alunos na criação do protótipo da atividade escolhida.
  • Avaliar e dar feedback sobre as atividades e soluções criadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pensar em problemas de situações cotidianas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.
  • Escolher e resolver um problema a partir de uma atividade prática de situação cotidiana que envolva grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.
  • Criar um protótipo da atividade escolhida.
  • Apresentar a atividade criada e explicar como chegaram à solução e como aplicaram o conceito de grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.