Aula sobre Grandezas Diretamente Ou Inversamente Proporcionais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema "Grandezas diretamente ou inversamente proporcionais" é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano dos estudantes, como em receitas culinárias, cálculo de velocidade média em viagens, proporção de ingredientes em misturas, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos desenvolvam a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam essas grandezas, utilizando estratégias variadas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Grandezas diretamente ou inversamente proporcionais" e explique a importância do assunto para a Matemática e para o cotidiano dos estudantes. Compartilhe exemplos de situações cotidianas em que este tipo de grandeza é utilizado. Aproveite este momento e peça aos alunos para compartilharem o que sabem sobre o tema, de maneira que possa diagnosticar o nível de conhecimento da turma.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Cada campo deve ser preenchido com informações sobre pessoas que possuem diferentes relações com grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, como um cozinheiro, um motorista, um engenheiro, entre outros.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia e identificar situações em que as grandezas diretamente ou inversamente proporcionais são utilizadas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de situações que envolvem grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, como a relação entre velocidade e tempo em viagens, a proporção de ingredientes em receitas culinárias, entre outros. Estimule os alunos a compartilharem outros exemplos também.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Os alunos irão resolver problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, utilizando as estratégias aprendidas nas etapas anteriores. Acompanhe os alunos e tire suas dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Os grupos irão apresentar os resultados da resolução dos problemas e discutir as estratégias utilizadas. Valorize as estratégias dos alunos, apresente os erros como oportunidade de aprendizagem e mostre que sempre há mais de uma solução para o mesmo problema.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a aula, destacando a importância do tema e a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Promover a reflexão sobre a importância do tema para a Matemática e para o cotidiano dos estudantes.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em criar um mapa de empatia com informações relevantes sobre pessoas que possuem diferentes relações com grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.
  • Habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, utilizando as estratégias aprendidas na aula.
  • Participação dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do assunto para a Matemática e para o cotidiano dos estudantes.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na resolução dos problemas.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação dos resultados.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia com informações relevantes sobre pessoas que possuem diferentes relações com grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.
  • Resolver problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, utilizando as estratégias aprendidas na aula.
  • Participar das discussões em grupo e na apresentação dos resultados.