Aula sobre Grandezas Diretamente Ou Inversamente Proporcionais

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O tema "Grandezas diretamente ou inversamente proporcionais" é muito importante para a vida cotidiana dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em receitas culinárias, em cálculos de consumo de energia elétrica, em cálculos de velocidade média em viagens, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre grandezas diretamente ou inversamente proporcionais e quais são as principais dificuldades que eles têm em relação ao assunto. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize com exemplos práticos do cotidiano dos alunos. Em seguida, explique como a aula será desenvolvida. Os alunos irão acompanhar este momento fazendo anotações em seus modelos de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar exemplos de grandezas diretamente ou inversamente proporcionais em situações cotidianas. Disponibilize materiais e recursos para que os alunos possam realizar esta pesquisa, como livros didáticos ou até mesmo a internet, a partir de referenciais confiáveis. Cada grupo irá apresentar seus exemplos para a turma, discutindo como a pesquisa foi feita e os aprendizados que tiveram.

  4. Etapa 4 - Exercícios em sala

    Apresente alguns exercícios para os alunos resolverem em sala de aula, utilizando as estratégias aprendidas na aula. Acompanhe os alunos na resolução e tire suas dúvidas.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem, avaliando o que aprenderam sobre grandezas diretamente e inversamente proporcionais.

  6. Etapa 6 - Finalização

    O professor irá revisar os principais pontos da aula e esclarecer as dúvidas dos alunos.

  7. Etapa 7 - Exercícios em casa

    Os alunos irão resolver alguns exercícios em casa, utilizando as estratégias aprendidas na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação de exemplos práticos do cotidiano dos alunos.
  • Utilizar a metodologia do Ensino Híbrido para promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Resolução correta dos exercícios propostos em sala de aula e em casa.
  • Participação ativa na pesquisa e apresentação de exemplos práticos.
  • Criação do modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out preenchidos corretamente.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos do cotidiano dos alunos.
  • Explicar como a aula será desenvolvida e como os alunos irão criar o modelo de registro de aprendizagem.
  • Revisar os principais pontos da aula e esclarecer as dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e apresentação de exemplos práticos.
  • Resolver os exercícios propostos em sala de aula e em casa.
  • Criar o modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out preenchidos corretamente.