Aula sobre Grandezas Diretamente Ou Inversamente Proporcionais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Grandezas diretamente ou inversamente proporcionais" é muito importante para a vida cotidiana dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em receitas culinárias, em cálculos de juros, em proporções de misturas, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância das grandezas diretamente ou inversamente proporcionais no cotidiano. Em seguida, compartilhe exemplos práticos e didáticos sobre o tema e peça para que os alunos contribuam com outros exemplos também.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre grandezas diretamente ou inversamente proporcionais. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1 - Proporção

    Os alunos irão resolver problemas de proporção, utilizando a regra de três simples e composta. Disponibilize exemplos práticos e didáticos, como também, uma lista de exercícios para que os alunos possam praticar. Acompanhe os alunos e tire duas dúvidas.

    Estação 2 - Grandezas diretamente proporcionais

    Os alunos irão resolver problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais, utilizando a fórmula y = kx. Compartilhe uma série de situações-problemas que precisam ser resolvidas utilizando o conteúdo de grandezas diretamente proporcionais. Acompanhe os alunos e apoie nas dúvidas.

    Estação 3 - Grandezas inversamente proporcionais

    Os alunos irão resolver problemas que envolvam grandezas inversamente proporcionais, utilizando a fórmula xy = k. Compartilhe um material de apoio que tenha tanto exemplos quanto um resumo deste conteúdo, de forma que os alunos possam resolver os problemas selecionados por você.


  3. Etapa 3 - Discussão

    Os grupos irão se reunir para discutir as atividades realizadas em cada estação e compartilhar suas conclusões. O professor deve incentivar a participação de todos os alunos e estimular a troca de ideias. Medie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática preparada por você, com problemas reais que envolvem o conteúdo de grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Peça aos alunos para começarem em sala e finalizarem em casa. Essa atividade deve ser realizada em folha separada para que você possa fazer a correção posterior e dar feedbacks aos alunos.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma revisão dos conceitos aprendidos e proponha um desafio para os alunos resolverem em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.
  • Participação ativa nas atividades propostas e realização da atividade final.
  • Compreensão dos conceitos apresentados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância das grandezas diretamente ou inversamente proporcionais no cotidiano.
  • Disponibilizar listas de exercícios para que os alunos possam praticar.
  • Fazer uma revisão dos conceitos aprendidos e propor um desafio para os alunos resolverem em grupo.
  • Corrigir a atividade final dos alunos e dar feedback para eles.

Ações do aluno

  • Resolver problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo para resolver o desafio proposto pelo professor.
  • Realizar a atividade final aplicando adequadamente o conteúdo.