Aula sobre Grandezas Diretamente Ou Inversamente Proporcionais
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O tema "Grandezas diretamente ou inversamente proporcionais" é muito importante para a vida cotidiana dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em receitas culinárias, em cálculos de juros, em proporções de misturas, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos tenham a oportunidade de desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.
Etapa 1 - Preparação
Prepare um material de apoio para os alunos, que neste caso deverá ser uma videoaula sobre o tema de grandeza diretamente ou inversamente proporcionais na resolução de problemas. Os alunos devem assistir a videoaula, como também, registrar os principais pontos abordados no material.Etapa 2 - Introdução
Inicie explicando o que são grandezas diretamente ou inversamente proporcionais e apresentando exemplos práticos, como cálculo de juros, receitas culinárias, proporções de misturas, entre outros. Em seguida, peça aos alunos para comentarem o que aprenderam por meio do vídeo que assistiram em casa.Etapa 3 - Atividade em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista de exercícios para resolverem juntos. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.Etapa 4 - Discussão em grupo
Cada grupo apresentará suas respostas e você conduzirá uma discussão sobre as diferentes estratégias utilizadas para resolver os exercícios.Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade desenvolvida em casa e durante a aula.Etapa 6 - Apresentação dos modelos
Cada grupo apresentará seu modelo, aproveitando para compartilhar as diferentes percepções que tiveram durante a atividade.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e reforce a importância do tema para a vida cotidiana dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Promover a reflexão crítica dos alunos sobre as diferentes estratégias utilizadas para resolver os exercícios.
Critérios de avaliação
- Resolução correta dos exercícios propostos.
- Participação ativa na discussão em grupo e nas atividades de casa.
- Criatividade e clareza na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Reflexão crítica sobre as diferentes estratégias utilizadas para resolver os exercícios.
- Apresentação clara e objetiva do modelo criado.
Ações do professor
- Preparar material de estudo em casa e explicar de forma clara e objetiva o tema da aula.
- Auxiliar os alunos na resolução dos exercícios propostos.
- Conduzir a discussão em grupo para estimular a reflexão crítica dos alunos.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância do tema para a vida cotidiana dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da resolução dos exercícios propostos e realizar as atividades prévias em casa.
- Colaborar com os colegas de grupo na resolução dos exercícios.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs criativo e claro.
- Refletir criticamente sobre as diferentes estratégias utilizadas para resolver os exercícios.
- Apresentar de forma clara e objetiva o modelo criado.