Grandezas inversamente proporcionais
Essa aula de Matemática é sobre proporção de grandezas, com foco em problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais. Pegue um caderno, lápis e borracha e bons estudos.👨🏫
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Um ciclista percorre um trajeto entre duas cidades com velocidade constante de 20 km/h em 3 horas. Determine o tempo que o ciclista vai levar pra percorrer o mesmo trajeto a uma velocidade de 15 km/h:
Atividade completaA)
5 horas.B) 2 horas.
C) 4 horas.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Estudo de Caso:
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que grandezas inversamente proporcionais são aquelas que, quando uma aumenta, a outra diminui na mesma proporção. Por exemplo, se a velocidade de um carro aumenta, o tempo que ele leva para percorrer uma distância menor. É importante que os alunos entendam que essa relação é inversa, ou seja, quando uma grandeza aumenta, a outra diminui.Atividade completa4. Aprendizagem Baseada em Problemas:
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que grandezas inversamente proporcionais são aquelas que, quando uma aumenta, a outra diminui na mesma proporção. Por exemplo, se a velocidade de um carro aumenta, o tempo que ele leva para percorrer uma distância é menor. É importante que os alunos entendam que essa relação é inversa, ou seja, quando uma grandeza aumenta, a outra diminui e vice-versa. Nesta aula, os alunos serão encorajados a criar um diário de bordo em grupo, utilizando a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa5. Sala de Aula Invertida:
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as grandezas inversamente proporcionais são aquelas que, quando uma aumenta, a outra diminui na mesma proporção e vice-versa. Por exemplo, a velocidade e o tempo de viagem são grandezas inversamente proporcionais, pois quanto maior a velocidade, menor será o tempo de viagem e vice-versa.Atividade completa6. Gamificação:
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que grandezas inversamente proporcionais são aquelas que, quando uma aumenta, a outra diminui na mesma proporção e vice-versa. Por exemplo, a velocidade e o tempo de viagem são grandezas inversamente proporcionais, pois quanto maior a velocidade, menor será o tempo de viagem e vice-versa.Atividade completa7. Rotação por estações:
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que grandezas inversamente proporcionais são aquelas que, quando uma aumenta, a outra diminui na mesma proporção. Por exemplo, se a velocidade de um carro aumenta, o tempo que ele leva para percorrer uma distância menor. É importante que os alunos entendam que essa relação é inversa, ou seja, quando uma grandeza aumenta, a outra diminui.Atividade completaExemplos práticos:
Para ajudar os alunos a entender melhor o conceito de grandezas inversamente proporcionais, é importante apresentar exemplos práticos. Por exemplo, se um trabalhador recebe R$ 20,00 por hora de trabalho, quanto ele receberá se trabalhar apenas metade do tempo? Outro exemplo é o de um carro que percorre uma distância de 200 km em 4 horas. Qual será a distância percorrida em 8 horas?
8. Cultura Maker:
Inicie a aula citando aos alunos que o tema "Grandezas Inversamente Proporcionais" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações do dia a dia, como, por exemplo, na relação entre velocidade e tempo, entre quantidade de trabalhadores e tempo de trabalho, entre quantidade de material e tempo de produção, entre outros.Atividade completaExemplo prático:
Se uma torneira enche um tanque em 6 horas, quanto tempo levaria para encher o mesmo tanque com duas torneiras iguais a essa?". Os alunos devem registrar o problema em seu diário de bordo.
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: