Grandezas inversamente proporcionais

Essa aula de Matemática é sobre proporção de grandezas, com foco em problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais. Pegue um caderno, lápis e borracha e bons estudos.👨‍🏫

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Um ciclista percorre um trajeto entre duas cidades com velocidade constante de 20 km/h em 3 horas. Determine o tempo que o ciclista vai levar pra percorrer o mesmo trajeto a uma velocidade de 15 km/h:

    A) 5 horas.

    B) 2 horas.

    C) 4 horas.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Estudo de Caso:

    Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que grandezas inversamente proporcionais são aquelas que, quando uma aumenta, a outra diminui na mesma proporção. Por exemplo, se a velocidade de um carro aumenta, o tempo que ele leva para percorrer uma distância menor. É importante que os alunos entendam que essa relação é inversa, ou seja, quando uma grandeza aumenta, a outra diminui.
    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que grandezas inversamente proporcionais são aquelas que, quando uma aumenta, a outra diminui na mesma proporção. Por exemplo, se a velocidade de um carro aumenta, o tempo que ele leva para percorrer uma distância é menor. É importante que os alunos entendam que essa relação é inversa, ou seja, quando uma grandeza aumenta, a outra diminui e vice-versa. Nesta aula, os alunos serão encorajados a criar um diário de bordo em grupo, utilizando a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as grandezas inversamente proporcionais são aquelas que, quando uma aumenta, a outra diminui na mesma proporção e vice-versa. Por exemplo, a velocidade e o tempo de viagem são grandezas inversamente proporcionais, pois quanto maior a velocidade, menor será o tempo de viagem e vice-versa.
    Atividade completa
  6. 6. Gamificação:

    Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que grandezas inversamente proporcionais são aquelas que, quando uma aumenta, a outra diminui na mesma proporção e vice-versa. Por exemplo, a velocidade e o tempo de viagem são grandezas inversamente proporcionais, pois quanto maior a velocidade, menor será o tempo de viagem e vice-versa.
    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que grandezas inversamente proporcionais são aquelas que, quando uma aumenta, a outra diminui na mesma proporção. Por exemplo, se a velocidade de um carro aumenta, o tempo que ele leva para percorrer uma distância menor. É importante que os alunos entendam que essa relação é inversa, ou seja, quando uma grandeza aumenta, a outra diminui.

    Exemplos práticos:

    Para ajudar os alunos a entender melhor o conceito de grandezas inversamente proporcionais, é importante apresentar exemplos práticos. Por exemplo, se um trabalhador recebe R$ 20,00 por hora de trabalho, quanto ele receberá se trabalhar apenas metade do tempo? Outro exemplo é o de um carro que percorre uma distância de 200 km em 4 horas. Qual será a distância percorrida em 8 horas?

    Atividade completa
  8. 8. Cultura Maker:

    Inicie a aula citando aos alunos que o tema "Grandezas Inversamente Proporcionais" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações do dia a dia, como, por exemplo, na relação entre velocidade e tempo, entre quantidade de trabalhadores e tempo de trabalho, entre quantidade de material e tempo de produção, entre outros.

    Exemplo prático:

    Se uma torneira enche um tanque em 6 horas, quanto tempo levaria para encher o mesmo tanque com duas torneiras iguais a essa?". Os alunos devem registrar o problema em seu diário de bordo.

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: