Aula sobre Grandezas Inversamente Proporcionais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que grandezas inversamente proporcionais são aquelas que, quando uma aumenta, a outra diminui na mesma proporção. Por exemplo, se a velocidade de um carro aumenta, o tempo que ele leva para percorrer uma distância é menor. É importante que os alunos entendam que essa relação é inversa, ou seja, quando uma grandeza aumenta, a outra diminui e vice-versa. Nesta aula, os alunos serão encorajados a criar um diário de bordo em grupo, utilizando a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Grandezas Inversamente Proporcionais" aos alunos e explique o objetivo da aula: resolver problemas envolvendo grandezas inversas. Para ajudá-los a entender melhor o conceito, é importante apresentar exemplos práticos como, por exemplo: se um trabalhador recebe R$ 20,00 por hora de trabalho, quanto ele receberá se trabalhar apenas metade do tempo?

  2. Etapa 2 - Problematização

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Apresente exemplos cotidianos sobre o assunto, como, por exemplo: ‘’um carro que percorre uma distância de 200 km em 4 horas. Qual será a distância percorrida em 8 horas?’’ Encoraje os alunos a discutir sobre o problema apresentado, levantando hipóteses e possíveis soluções.

  3. Etapa 3 - Solução

    Oriente os grupos a criarem um diário de bordo com os campos: “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”. Os estudantes devem discutir possíveis alternativas para o problema apresentado na etapa anterior, levantando hipóteses e apresentando possíveis soluções, como também, registrar suas ideias no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos devem resolver o problema em grupo, utilizando a metodologia ‘Aprendizagem Baseada em Problemas’. Assim, eles devem discutir entre si e chegar a uma solução. Para aprofundar o conhecimento dos estudantes e, para ajudá-los nessa etapa, forneça aos alunos materiais disponíveis na escola como régua, compasso, papel e lápis, para que os alunos possam fazer cálculos e desenhos. Esteja disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos durante a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    Os grupos se reúnem para apresentar a conclusão das discussões realizadas e o quanto a pesquisa acrescentou para a compreensão do tema. Medie sempre que necessário as discussões realizadas pelos grupos e incentive a discussão entre os grupos, para poderem comparar as diferentes soluções encontradas.

  6. Etapa 6 - Apresentação do Diário de Bordo

    Cada grupo apresenta os registros no diário de bordo, expondo cada campo e finalizando com uma possível solução do problema identificado. O professor pode fazer perguntas para incentivar a reflexão, como, por exemplo: "Qual foi a solução mais eficiente? Por quê?"“Quais resultados encontrados estão corretos?”.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando o objetivo da atividade e resumindo os principais pontos discutidos. Esse é o momento para a correção, pelo professor, do problema proposto e da correta explicação do problema para os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade inversa.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de solucionar problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
  • Criatividade na geração de alternativas para o problema apresentado.
  • Clareza e coerência na apresentação.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração do diário de bordo.
  • Corrigir e explicar as soluções apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e discussão em grupo.
  • Registrar os cálculos e possíveis soluções no diário de bordo.
  • Apresentar suas ideias de forma clara e coerente.